sábado, 19 de setembro de 2015

Lula pede a Cunha que segure ações contra presidente

• Ex-presidente teve um encontro com o peemedebista na manhã desta sexta (18), em um hotel em Brasília

Lula pede a Cunha ajuda para ajuste e contra afastamento

• Ex-presidente teve um encontro com o peemedebista na manhã desta sexta (18), em um hotel em Brasília

• Petista também tratou das chamadas pautas-bomba, série de projetos na Câmara que podem onerar a União

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Em sua passagem por Brasília para tentar ajudar a presidente Dilma Rousseff a sair da crise, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu na agenda uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os dois se reuniram na manhã desta sexta-feira (18) em um hotel na capital federal.

Segundo aliados, Lula demonstrou preocupação com os pedidos de impeachment contra a presidente, principalmente o que foi reapresentado pelo advogado e fundador do PT Hélio Bicudo.

Na quinta-feira (17), o presidente da Câmara abriu seu gabinete para o ato que marcou a chegada do pedido na Câmara dos Deputados.

Rompido como o governo desde julho, Eduardo Cunha é o responsável direto por decidir sobre a abertura ou não de um processo de afastamento de Dilma pelo Legislativo.

A Folha apurou que Lula pediria ao peemedebista para que ele segurasse os pedidos de impeachment contra Dilma. E também pediria para que colaborasse na aprovação do novo pacote de ajuste fiscal proposto pelo governo e Cunha tem se afastado cada vez mais do Palácio Planalto desde que a PGR (Procuradoria-Geral da República) o denunciou ao STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção e lavagem de dinheiro na esteira da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção da Petrobras. O peemedebista acredita que o governo está por trás das acusações.

Pauta-Bomba
Ainda de acordo com aliados, o ex-presidente pediria a colaboração de Cunha também para a sessão de terça-feira (22), quando o Congresso vai analisar os vetos presidenciais das chamadas pautas-bomba, uma série de projetos que pode onerar ainda mais as contas da União em um período de ajuste.

Para Lula, Dilma precisa do PMDB, o partido do vice-presidente, Michel Temer, para garantir sua governabilidade. Isolada, sua situação ficaria ainda mais grave caso o maior e mais influente partido do Congresso decida se afastar.

Procurado, Cunha negou ter se encontrado com Lula.

Nenhum comentário: