terça-feira, 15 de setembro de 2015

Livro: O novo mundo rural

Por Fernando Henrique Cardoso - orelha do livro

Este livro merece receber a atenção dos interessados nos temas rurais, na questão agrária e nos caminhos futuros da agropecuária brasileira. Seu conteúdo mostra uma visão renovada sobre o campo, um entendimento gerado a partir do recente processo de modernização capitalista que alterou profundamente o patamar da produção agro-pecuária no Brasil. Ele expressa uma fundamentada crítica ao pensamento tradicional de esquerda sobre a questão agrária, apontando os novos caminhos para as reflexões sobre o campo.

O curioso, e brilhante, é que a obra se origina de dois conhecidos autores que, outrora jovens idealistas, se inspiraram nos escritos marxistas e cultivaram o sonho da transformação social, entendida como a única via capaz de erradicar a miséria no campo e desenvolver o país. Ambos militaram na esquerda democrática durante os anos cinzentos do regime militar, afronta¬ram o autoritarismo e lutaram pela redemocratização. Suas histórias de vida os credenciam para o combate a que se propõem na história das ideias agrárias do país.

O maior valor deste livro reside em seu desafio intelectual, e político, para um repensar o já estabelecido. Ao final, com certeza, os leitores entenderão que há novas ideias sobre o desenvolvimento rural, distantes das análises marxistas tradicionais, espelhadas nos livros clássicos sobre a formação social do Brasil, quase todos referidos a épocas passadas.

Nenhum comentário: