sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Improviso e descoordenação marcam resposta do governo ao rebaixamento

Vera Magalhães - Editora do Painel – Folha de S. Paulo

O 11 de Setembro de Dilma Rousseff chegou dois dias antes, quando a Standard &Poor's tirou do Brasil o selo de bom pagador –atingindo em cheio as torres política e econômica do governo.

O que se seguiu foi um show de improviso ainda maior que o visto desde a segunda posse da presidente.

Joaquim Levy deu duas entrevistas em menos de 24 horas para não anunciar nenhum corte imediato de gastos do governo federal. Em vez disso, acenou com mais impostos e uma pauta que depende da não-existente colaboração do Congresso.

Foi uma fala "naive", justamente de quem se espera pulso para comandar a economia. O ministro repetiu que a sociedade –já pressionada por queda de renda, desemprego e inflação– não se furtará a uma dose maior de sacrifício para ajudar o país a atingir o superavit fiscal.

Para piorar, o ex-presidente Lula disparou que a avaliação das agências de risco não vale nada –o oposto de quando se regozijava de as mesmas agências promoverem o Brasil em seu governo– e se contrapôs ao abatido Levy e a novas medidas de ajuste.

E onde está Dilma diante de tamanha descoordenação? Reuniu sua equipe para pedir "pressa" em cortes que ninguém sabe quais serão e na reforma administrativa anunciada há semanas e que até hoje não veio à luz.

Alheia à gravidade do quadro, a presidente negou que a situação seja catastrófica. Seu entorno já não disfarça que duvida da capacidade da petista de indicar o caminho para contornar as crises.

Mais: resiste em mudar o núcleo político do Palácio do Planalto, condição exigida tanto por Lula quanto pelo PMDB para continuar a lhe dar (alguma) sustentação.

Enquanto isso, no Congresso, avança a articulação pró-impeachment, com participação de siglas da base e assistida em silêncio pelo vice Michel Temer, potencial beneficiário da saída de Dilma.

Ministros atônitos apostavam no anúncio de medidas concretas nesta sexta, o 11 de Setembro real. Quais? Em que áreas? Palacianos e vizinhos não faziam a menor ideia.

O dramático é que se cristaliza na base aliada, na oposição, no Judiciário e no empresariado a convicção de que talvez já seja tarde demais para salvar o edifício.

Nenhum comentário: