sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Impasse com PMDB faz Dilma adiar anúncio de reforma para terça-feira

• Presidente só deve informar a nova composição dos ministérios quando retornar da sua viagem a Nova York

Impasse com PMDB faz Dilma adiar anúncio de reforma

Por Andrea Jubé e Raphael Di Cunto – Valor Econômico

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff intensificou as conversas com aliados nesta quinta-feira, na tentativa de concluir a reforma ministerial para divulgá-la ainda hoje, mas impasses com o PMDB retardaram o anúncio. O Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, apurou que Dilma comunicou o vice-presidente Michel Temer que só fará o anúncio na terça-feira, quando retornar da viagem a Nova York.

Dilma também adiou a viagem para fazer mais reuniões: a previsão mais atualizada é de que ela embarque ainda hoje, entre 18h e 19h. Inicialmente, foi previsto que ela viajaria às 12h, e depois às 15h.

A reforma complicou depois que Dilma retirou a oferta para a bancada do PMDB da Câmara da pasta da Infraestrutura, que reuniria Portos mais Aviação Civil. Ontem, Dilma estava inclinada a manter as duas secretarias, para que Eliseu Padilha, próximo a Temer, continuasse no ministério. A Secretaria de Portos iria para Hélder Barbalho, já que a pasta da Pesca será extinta. Essa operação irritou a bancada da Câmara, que agora ameaça retirar as indicações dos nomes.

Neste momento, Dilma está reunida com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que conduz a reforma administrativa. Também chegou ao Palácio da Alvorada o líder do PTB, Jovair Arantes (GO). Dilma deve manter no comando do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) o ministro Armando Monteiro Neto, que é senador pelo PTB. Mas os deputados alegam que ele não representa a bancada. Dilma chegou a oferecer o Mdic para a bancada do PMDB no Senado, que recusou a oferta.

"Está evoluindo"
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), confirmou que o anúncio da reforma ministerial ficará para a próxima semana.

“Está evoluindo, a presidente vai anunciar no seu retorno”, disse. Guimarães criticou ainda o mercado financeiro por “especular demais” com a alta do dólar. “Mantivemos 26 vetos presidenciais na quarta-feira, a base está se consolidando, não há razão nenhuma para o estresse do mercado”, afirmou.

Nenhum comentário: