sábado, 5 de setembro de 2015

Igor Gielow - E agora, Michel?

- Folha de S. Paulo

Michel Temer é o proverbial "gentleman", uma ave rara em seu comedimento e gentileza no trato, além de possuir um talento incomum para lidar com catástrofes –vide sua intervenção como secretário de Segurança paulista após o massacre do Carandiru em 1992.

Na quinta (3), para uma plateia sedenta de pancada no seu governo, ele foi inconvenientemente sincero, assim como na entrevista nervosa em que decretou a necessidade de um unificador do país.

Disse verdades, e ainda assim sob um ponto de vista otimista para o governo. Afirmou que Dilma não se aguenta com a popularidade que tem e que, se for cassado com a chefe pelo TSE, irá para casa "feliz".

A senha final anunciando o desembarque do governo, negada de cima abaixo durante a sexta (4), foi dada. O PMDB na figura do vice enfim largou Dilma, ainda que ele, como disse, não vá "mover uma palha" para atrair a acusação de golpista.

Mais chamativa, contudo, é sua disposição de "ir para casa feliz". Esse desprendimento, sincero ou não, ecoa o que os empresários empenhados em tentar apoiar a tal estabilidade de seus ganhos querem ouvir. É precisa muita maldade impopular para consertar a hecatombe que o PT deixou nas contas públicas.

Até os amigos de Dilma no PIB, temerários por seus lucros, deram um ultimato, após a presidente ter rasgado o apoio conferido nas últimas semanas ao apresentar um Orçamento deficitário –só para recuar.

Como numa corte otomana, a petista se vê acossada por vizires, os famosos "assessores presidenciais". É intriga atrás de intriga, rumo ao oblívio, embaladas não por uma banda militar de janízaros, mas pelos acordes da "Bohemian Rhapsody" associada usualmente a seu grão-vizir.

Na hipótese de que Temer não será colhido pelo vendaval, a pergunta é: ele está pronto para assumir seu papel na história ou quer ir "feliz" para casa?

Nenhum comentário: