sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"Golpe é usar dinheiro do crime para obter votos" diz Aécio

Por Raquel Ulhôa e Eduardo Campos - Valor Econômico

BRASÍLIA - Em resposta à presidente Dilma Rousseff, que na quarta-feira voltou a acusar a oposição de golpismo e de usar atalhos para tentar chegar ao poder, argumentando que "a legitimidade do voto é a base da democracia", o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão investigando se o mandato da petista foi obtido de forma legal. Para ele, Dilma está obcecada com o fim do seu governo e deve ter serenidade para aguardar as decisões dos tribunais.

"Golpe e atalho para se chegar ao poder é se utilizar do dinheiro do crime ou de irresponsabilidade fiscal para obter votos. Não faço aqui pré-julgamentos, mas temos de garantir que as nossas instituições estejam blindadas", disse, em seminário com economistas ligados ao PSDB.

A ação julgada no TSE pede a cassação dos mandatos de Dilma e do vice-presidente Michel Temer por suposta utilização, na campanha de 2014, de dinheiro do esquema de corrupção da Petrobras, revelado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Já o TCU avalia se Dilma descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal com as manobras fiscais conhecidas como pedaladas ou assinando crédito sem autorização congressual para se beneficiar eleitoralmente.

Aécio manifestou a expectativa em que o TCU decida rapidamente a questão das pedaladas e o TSE retome em breve o julgamento, interrompido por pedido de vista da ministra Luciana Lóssio.

Nenhum comentário: