domingo, 20 de setembro de 2015

‘Ela (Dilma) cometeu crimes’, diz Hélio Bicudo

Aos 93 anos, o jurista Hélio Bicudo, que ajudou a construir o PT, é o responsável pelo principal pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, apresentado na Câmara dos Deputados. Hoje, ele se diz decepcionado com o partido e nega ter simpatia

Mariana Sanches - O Globo

Por que o senhor defende o impeachment da presidente Dilma?

Porque ela cometeu crimes contra a boa administração, cometeu crimes. As “pedaladas fiscais” são crime de responsabilidade. Você pune um menino de rua que rouba alguma coisa e não vai punir as pessoas que estão no andar de cima? Não pode ser assim.

O senhor acredita que a presidente Dilma tem responsabilidades nos crimes apurados na Operação Lava-Jato também?

Se eu não achasse que ela cometeu crimes, não teria feito o pedido.

Como o senhor imagina que seria um eventual governo Michel Temer?

Eu não tenho bola de cristal. Mas, se a Dilma cair, vai haver uma ruptura muito grande na estrutura de poder do país. Muitas coisas devem se reorganizar.

Alguns de seus filhos têm dito que o senhor cometeu um erro e está sendo manipulado ao fazer o pedido de impeachment. Como o senhor responde?

Problema de família trato dentro de casa, não em jornal. Se estou magoado ou não, o problema é meu.

Qual é a sua decepção com o PT?

Depois de chegar ao poder em 2002, e até um pouco antes, o PT perdeu a suas bandeiras. Foi um processo. Não só a bandeira da ética, mas outras tantas. O partido adotou posturas questionáveis para se manter no poder. O sentimento que tenho é de decepção.

Durante 25 anos, o senhor foi próximo ao expresidente Lula. Como o vê hoje?

Lula nunca é próximo de ninguém. Ele é próximo dele próprio e de seus interesses. Eu caí nessa armadilha, mas hoje eu sei que ele só está em busca de vantagem para ele e para sua família.

O senhor acha que o ex-presidente Lula buscou enriquecimento pessoal e pode vir a ser pego na Operação Lava-Jato?

Eu acho que se (os investigadores) quiserem pegar, vão pegar.

“As ‘pedaladas fiscais’ são crime de responsabilidade. Você pune um menino de rua que rouba alguma coisa e não vai punir pessoas no andar de cima?”

Nenhum comentário: