quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Renan ‘assumiu o governo’ e está interessado em reduzir danos da Lava-Jato, avaliam tucanos

• Para parlamentares do partido, propostas da chamada Agenda Brasil apresentadas pelo presidente do Senado foram gestadas no governo

Por Maria Lima – O Globo

BRASÍLIA - Dirigentes do PSDB vão discutir ponto a ponto a viabilidade de propostas da chamada Agenda Brasil, costurada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com ministros da área econômica, e encampada pelo governo para dar a presidente Dilma Rousseff alternativas para sair da crise política e econômica. Entre os tucanos reunidos nesta terça-feira com o presidente do partido, Aécio Neves (MG), a interpretação é que as propostas foram gestadas no governo e divulgadas como sendo do Senado para que medidas polêmicas, como aumento da idade para aposentadoria e fim da universalização do SUS, possam passar.

— Amanhecemos essa segunda-feira com Renan primeiro ministro. Semana passada era Temer o salvador da pátria, não sabemos quem será depois das manifestações do dia 16. Hoje, para Dilma não cair, Renan assumiu o governo — disse o líder da minoria na Câmara, Bruno Araújo (PSDB-PE).

Embora haja disposição para apoiar medidas que destravem a infraestrutura e aliviem a crise econômica, os tucanos acham que a articulação da Agenda Brasil é estratégia de Renan para se fortalecer para enfrentar o possível indiciamento na Operação Lava-jato. A posição do PSDB sobre a Agenda Brasil será discutida com as bancadas na Câmara e Senado. Mas por enquanto há uma desconfiança sobre sua real implementação.

— O Eduardo Cunha foi para a guerra contra o Ministério Público e o Janot para se safar. O Renan partiu para a solidariedade ao governo e ao Janot para se safar. Não vamos embarcar nisso não — disse um dos dirigentes tucanos presentes hoje a reunião com presidentes dos 27 diretórios estaduais em Brasília.

Nenhum comentário: