quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FHC: Sistema político brasileiro fracassou e fomos todos responsáveis

Por Cibelle Bouças – Valor Econômico

SÃO PAULO - O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta terça-feira em palestra realizada para empresários do setor varejista que a crise política atual é resultado não apenas de decisões equivocadas tomadas pelo governo federal, mas pela própria dinâmica do sistema político brasileiro.

O ex-presidente disse que a Constituição de 1988 foi criada em um momento em que tudo que se queria evitar era a volta da ditadura. O sistema político pluripartidário foi criado nessa época e pressupõe que o país é governado pelo partido que tem maioria dos votos ou por alianças partidárias. Progressivamente, na visão de FHC, esse sistema se esfacelou.

“Hoje os partidos estão mais preocupados em repartir verba e poder do que defender ideias. O sistema político brasileiro fracassou. E fomos todos responsáveis. Temos que mudar esse sistema, já que ele não teve condições de se regenerar”, afirmou FHC.

Na visão de FHC, tanto o governo atual quanto futuros governantes terão que renegociar um pacto com a sociedade para que a população retome a confiança nos governos, aceite e ajude no processo de mudanças pelas quais o país terá de passar. As mudanças, segundo ele, passam pelas reformas política e previdenciária. “Só existem duas saídas para o governo equilibrar as contas, cortar gastos ou gerar crescimento econômico. Neste momento, é necessário o corte de gastos”, disse.

Para os próximos meses, o ex-presidente espera momentos mais difíceis na esfera política do que na economia. “A economia tem seu próprio ciclo. Ela passa por ajustes de produtividade agora, mas tem seu ciclo de saída e recuperação. A política é diferente, não existe um novo ciclo se ele não for criado. No próximos meses vamos assistir a uma grande instabilidade política, enquanto se desenvolve uma saída para a crise”, afirmou.

Nenhum comentário: