sábado, 15 de agosto de 2015

Dilma critica 'insidiosa tentativa de se criar o quanto pior, melhor'

Por Tiago Décimo - Para o Valor Econômico

SALVADOR - Dois dias antes das manifestações programadas em protesto contra seu governo, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada por oito ministros, participou de dois eventos em Salvador, na tarde desta sexta-feira, tentando reforçar a agenda positiva de sua administração.

No auditório da sede do Senai-Cimatec na capital baiana, a presidente foi recebida pela plateia com palavras de ordem em defesa de seu mandato, como “não vai ter golpe” e “no meu país eu boto fé porque ele é governado por mulher”.

Os argumentos em defesa do governo de Dilma encontraram eco nos discursos das autoridades. “Um país democrático, que respeita suas instituições, não aceita golpe de nenhuma natureza”, disse o governador Rui Costa.

Já a presidente qualificou como “insidiosa” o que chamou de “tentativa de se criar, no Brasil, a sensação de que quanto pior, melhor”. “Mesmo debaixo da imensa desfaçatez e intolerância que recaem em alguns momentos em Brasília, temos de tentar manter a serenidade”, disse. “Serenidade e vida saudável dão condições para enfrentar dificuldades. O que a vida quer da gente é coragem.”

Estando na Bahia, afirmou ainda que tem orgulho do que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram pelo Nordeste.

A presidente realizou uma apresentação da plataforma Dialoga Brasil, a primeira fora de Brasília, na qual foi anunciada a inclusão da cultura entre os temas debatidos no programa – os outros são educação, saúde, segurança pública e redução da pobreza. Participaram do evento cerca de 400 pessoas, entre representantes de movimentos sociais e de entidades de classe favoráveis à administração de Dilma, além de cinco ministros – Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência, Arthur Chioro, da Saúde, Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Juca Ferreira, da Cultura, e Jaques Wagner, da Defesa – além do governador baiano, Rui Costa (PT). A plataforma permite que o usuário dê sugestões às áreas do governo.

Empresários
Antes, em evento à fechado à imprensa, Dilma reuniu-se com 50 empresários baianos, de setores como as indústrias petroquímica, automobilística e de energia eólica, o varejo e o agronegócio, para apresentar projetos locais do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Também integraram este encontro os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, da Agricultura, Kátia Abreu, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O encontro entre Dilma e os ministros com os empresários realizado na Bahia foi o primeiro de uma série de eventos que deve percorrer no país nos próximos meses. O próximo está agendado para sexta-feira (21), em Recife (PE).

Nenhum comentário: