quinta-feira, 16 de julho de 2015

'Pedaladas': relator do TCU sofre pressões

• Além da ofensiva do governo, Nardes é cobrado por colega do tribunal e por procurador

Vinicius Sassine – O Globo

BRASÍLIA - O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), relator das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff, está sofrendo pressão por todos os lados a uma semana da entrega das explicações da presidente para 13 indícios de irregularidades nas contas. A mais recente partiu de dentro do tribunal. Numa petição enviada a Nardes na última sexta-feira, o ministro-substituto André Luís de Carvalho cobrou do relator uma posição sobre pedido de explicações a respeito de um aspecto específico das contas de Dilma. O pedido foi feito pelo próprio Carvalho, e o relator decidiu não encaminhar a demanda à presidente antes de parecer da área técnica do tribunal. No documento, Carvalho reclama de "total subversão da lógica" no gesto do relator.

O mesmo tipo de crítica foi feito pelo procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público junto ao TCU. O parecer de Oliveira sobre as contas de Dilma foi enviado apenas ao advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, a exemplo do pedido de Carvalho. Oliveira divulgou nota sábado para contestar e criticar a iniciativa do relator.

A pressão sobre Nardes também inclui uma ofensiva do governo no Congresso em defesa das contas da presidente, e uma nova rodada de pressão junto aos ministros do TCU. Na linha de frente estão Adams e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Os dois elaboraram a linha da defesa de Dilma para os 13 indícios de irregularidades listados pelo TCU, entre eles as "pedaladas fiscais". Os parlamentares aliados já foram instruídas sobre como defender a legalidade das contas de Dilma.

Nenhum comentário: