sexta-feira, 10 de julho de 2015

Lista aprovada na comissão inclui Marcelo Odebrecht

- O Estado de S. Paulo

Em uma votação rápida, foram aprovados ontem na CPI da Petrobrás 79 requerimentos. A lista de convocações inclui o empreiteiro Marcelo Odebrecht, preso desde o último dia 19 em Curitiba. Também constam dela o executivo da Toyo Setal Júlio Camargo, o executivo da Andrade Guderrez Otávio Azevedo, o policial Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro Mário Negromonte, e Rafael Ângulo Lopez responsável pelo "cofre" do doleiro Alberto Youssef.

Outros executivos foram incluídos: J.W.Kirn, presidente da Samsung no Brasil, e Shinji Tsuchiya, da Mitsui. A lista apresentada pelo relator, Luiz Sérgio (PT-RJ) não poupou nem a advogada Beatriz Catta Preta, defensora de alguns dos investigados que fizeram delação premiada, entre eles o ex-gerente de Serviços da Petrobrás Pedro Barusco. Nesta semana, Beatriz conseguiu com que o Supremo Tribunal Federal suspendesse as acareações de Barusco.

"A advogada tem uma desenvoltura muito grande e, de uma forma ou de outra, o trabalho da CPI às vezes não evolui por conta de ações profissionais dela. É preciso que se façam alguns esclarecimentos", justificou o vice-presidente da CPI, Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Ao negar retaliação à advogada, o presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), disse que é preciso deixar claro de onde vem o dinheiro pago a Beatriz, já que seus clientes são pessoas que confessaram ter desviado verba pública.

"Ela vem justamente para explicar de onde está recebendo seus honorários e como está fazendo para receber dessas pessoas que, perante à lei e à Justiça, devolveram tudo o que foi desviado", disse Motta. Também foram convocados os delegados federais Maurício Daniele Rodrigues, Igor Romário de Paula e Márcio Anselmo. Os deputados querem saber detalhes da sindicância sobre escutas clandestinas encontradas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Entre as acareações aprovadas estão as que confrontam executivo Augusto Mendonça, o ex-diretor da Petrobrás Renato Duque e o ex-tesoureiro d.o PT João Vaccari Neto. Em votação separada, foram. aprovadas mais uma vez as quebras dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de parentes de Youssef - as filhas, Taminy e Kemelly, a mulher, Joana Darc, e a irmã, Olga.

Nenhum comentário: