quinta-feira, 23 de julho de 2015

Fantasma do desemprego freia consumo

• Pesquisa mostra que 84% dos brasileiros já pretendem gastar menos

Lino Rodrigues – O Globo

SÃO PAULO - A alta da inflação e a piora da situação econômica estão fazendo o brasileiro gastar menos e economizar mais em 2015, aponta a terceira etapa da pesquisa trimestral da Associação Nacional das Instituições de Crédito (Acrefi) em parceria com a TNS Brasil. O levantamento ouviu mais de mil pessoas em todo o país entre 2 e 13 de julho. E, com medo da alta de juros e do desemprego, 84% dos entrevistados disseram que pretendem mudar o padrão de consumo e evitar novos financiamentos.

Lazer, o maior corte
A decisão de reduzir o consumo é motivada pela inflação, argumentaram 92% dos consumidores. Entre os cortes, o lazer será o mais afetado: 83% vão reduzir seus gastos com diversão. Em seguida, aparecem vestuário (76%), transporte (46%) e saúde (40%).

- Estamos em um momento de crise aguda. O consumidor está mais preocupado em reduzir gastos para se ajustar a um orçamento menor - diz Nicola Tingas, economista-chefe da Acrefi, lembrando que muitas famílias estão perdendo a capacidade de consumo quando um dos membros é atingido pelo desemprego.

A confiança também declinou. Os dados apontam incertezas: 33% dos consumidores não sabem quando o país verá melhoras. E subiu o percentual dos que acreditam numa piora da crise. Em abril, para 66%, a situação era "ruim" ou "péssima" - contra 71% registrados em julho.

Nenhum comentário: