quarta-feira, 1 de julho de 2015

Aécio anuncia ação contra Dilma por extorsão

• Oposição vai apresentar representação na Procuradoria para acusar petista por irregularidade em campanha de 2014

Isadora Peron – O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Após trechos da delação premiada do dono da UTC, Ricardo Pessoa, virem a público, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), anunciou ontem que os partidos de oposição vão entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República por crime de extorsão contra a presidente Dilma Rousseff e seu ex-tesoureiro de campanha a atual ministro da Comunicação Social, Edinho Silva.

"Há ali explicitada por ele (Pessoa) uma clara chantagem. Ou ele aumentava as doações ao Partido dos Trabalhadores e à campanha da presidente da República, ou ele não continuava com suas obras na Petrobrás. Apenas a presidente da República é quem teria as condições de efetivar essa chantagem, e não o então tesoureiro do partido", afirmou Aécio.

Pessoa acusa Edinho de tê-lo "achacado" para doar R$ 7,5 milhões à campanha de Dilma em 2014, sob o risco de perder contratos na Petrobrás, segundo a revista Veja. A medida foi anunciada após encontro com lideranças do PSDB, DEM, PPS e SD. Apesar de parte da oposição considerar que já há elementos suficientes para que se entre com pedido de impeachment na Câmara, Aécio tem pedido "cautela".

Frentes. O grupo de oposição vai apostar em outras duas frentes, além da representação na Procuradoria, para desgastar o governo: fazer um novo pedido no Tribunal de Contas da União para que o órgão investigue a suspeita de que Dilma continuou com as chamadas pedaladas fiscais em 2015 e acionar o Tribunal Superior Eleitoral para que a delação de Pessoa seja levada em conta no processo que já foi aberto na corte contra a campanha da petista.

Nenhum comentário: