quarta-feira, 24 de junho de 2015

'Minhas palestras vocês assistem', diz FH

Silvia Amorim – O Globo

• Ao comentar ligação de Lula com empreiteiras sob investigação, ex-presidente deixa provocação no ar

SÃO PAULO- Perguntado sobre as doações feitas por empreiteiras investigadas pela Operação Lava- Jato ao Instituto Lula e sobre a ligação do petista com essas empresas, o ex- presidente Fernando Henrique Cardoso disse que os repasses, em si, não são ilegais, mas deixou no ar uma provocação:

— Eu não quero falar sobre o que eu não sei. O que foi dito é que o Instituto Lula recebeu dinheiro, e pode receber. Foi dito que o presidente Lula recebeu por palestras, e isso também pode. Se houve desvio para fins políticos, eu não sei. As minhas palestras eu dou e vocês assistem — disse Fernando Henrique, em entrevista na sede do instituto que leva seu nome, em São Paulo.

“Não tem relação com política”
Fernando Henrique não negou que seu instituto também tenha recebido verbas das construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, investigadas na Lava- Jato. Disse desconhecer se isso aconteceu, mas lembrou que o recebimento de recursos de empreiteiras não é o problema, e sim a destinação que se dá às verbas.

— Pode ser que tenha recursos ( de empreiteiras) aqui. Muita gente deu recursos aqui, mas aqui o recurso é para fazer o que estamos fazendo. Não tem nenhuma relação com política e com partidos — disse o tucano.

Desde a semana passada, integrantes do PT têm acusado, por meio de redes sociais, o instituto de Fernando Henrique de receber doações de empreiteiras desde a sua criação. A revista “Época” publicou no fim de semana passado a informação de que a Odebrecht doou tanto para o Instituto Lula como para a entidade do ex- presidente tucano. Segundo a revista, as duas entidades teriam confirmado o recebimento das doações, mas não informaram valores.

As investigações da Lava- Jato identificaram uma doação de R$ 3 milhões da Camargo Corrêa para o Instituto Lula. O diretor da entidade, Paulo Okamatto, foi convocado a prestar esclarecimentos na CPI da Petrobras sobre o recebimento dos recursos. O dirigente tem defendido que toda quantia doada é lícita e motivo de orgulho para o Instituto Lula.

Por enquanto, o instituto de Fernando Henrique não fez qualquer manifestação a respeito dos doadores da instituição. A entidade do tucano também não apresentou a relação de empresas que contribuem com a entidade.

FH defende ida à Venezuela
Fernando Henrique comentou a polêmica que se instalou entre políticos brasileiros e o governo da Venezuela após visita frustrada de senadores, entre eles líderes do PSDB como Aécio Neves e Aloysio Nunes, àquele país, semana passada. O ex- presidente defendeu a atuação dos senadores brasileiros, que não conseguiram visitar um preso político e acusaram o governo de Nicolás Maduro de ter impedido a visita.

— Polêmica sempre é bom porque chama a atenção ( para o problema). Para que é feito o Legislativo? Para fazer política. É isso que eles estão fazendo, defendendo valores democráticos. Minha posição é clara. Acho que eles ( Venezuela) passaram do limite do aceitável.

Nenhum comentário: