terça-feira, 23 de junho de 2015

Lula diz que PT só pensa em cargos: petistas não reagem

• ‘A gente acreditava em sonhos, hoje a gente só pensa em emprego’

'A gente só pensa em cargo'

Julianna Granjeia, Tatiana Farah e Fernanda Krakovics – O Globo

• Depois de criticar Dilma, ex-presidente Lula diz que o partido que fundou envelheceu
Integrantes do partido, que evitaram rebater publicamente as declarações, apostam que o ex- presidente tenta se descolar da presidente Dilma, que ficou irritada com as críticas, segundo relato de um ministro

Após criticar a presidente Dilma e o PT num encontro fechado com religiosos, o ex- presidente Lula atacou publicamente o partido em seminário organizado por seu instituto, em São Paulo, com a presença do ex- primeiro ministro espanhol Felipe González. “A gente acreditava em sonhos. Hoje a gente só pensa em cargo, em emprego”, disse. Lula afirmou que o partido “perdeu a utopia”: “O PT está velho. Já estou com 69. Já estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que falava em 1980.” Segundo um ministro, a declaração de que ele e Dilma já estão “no volume morto” e que o PT está abaixo do “volume morto” chateou a presidente. Alguns petistas, que só comentaram sob anonimato, acham que Lula tenta se descolar de Dilma. 

SÃO PAULO e BRASÍLIA- Quatro dias depois de criticar abertamente a presidente Dilma Rousseff e o governo numa reunião com religiosos católicos, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou as baterias ontem para o PT, em uma nova autocrítica bastante contundente. Para Lula, o partido que fundou há 35 anos “está velho”, sem projeto e paralisado pela burocracia porque “só pensa em cargos”. A avaliação foi feita durante debate promovido pelo Instituto Lula, em São Paulo, com o ex- presidente de governo espanhol Felipe González. Para o petista, o PT “perdeu um pouco a utopia”.

O partido não reagiu diante das declarações. O presidente da legenda, Rui Falcão, que estava no mesmo debate, não quis falar com a imprensa na saída. Dirigentes petistas ouvidos ontem pelo GLOBO dizem que o ex- presidente tem mostrado insatisfação nos últimos meses tanto com a acomodação da legenda quanto com o desempenho de Dilma no segundo mandato. O tom, no entanto, tem subido a cada desabafo.

— Eu lembro como é que a gente acreditava nos sonhos, como a gente chorava quando a gente mesmo falava, tal era a crença. Hoje, precisamos construir isso, porque hoje a gente só pensa em cargo, a gente só pensa em emprego, a gente só pensa em ser eleito, e ninguém hoje mais trabalha de graça — disse Lula ontem.

O ex- presidente disse estar “cansado” e falou que o partido precisa se renovar com pessoas mais jovens e “mais ousadas, com mais coragem”.

— O PT está velho. Eu, que sou a figura proeminente do PT, já estou com 69 ( anos), já estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que eu falava em 1980. Fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido, uma revolução interna — disse o expresidente, e completou: — Temos que decidir se nós queremos salvar a nossa pele e os nossos cargos, ou se queremos salvar nosso projeto.

Desabafos preocupam o partido
Na quinta- feira, conforme O GLOBO revelou, Lula disse a religiosos católicos, em um encontro no seu instituto, que é um “sacrifício” convencer Dilma a viajar pelo país e defender o projeto petista. 

Ele afirmou que, em relação à popularidade, ele e ela estão no “volume morto”, enquanto o PT está “abaixo do volume morto”. Ontem, ele concentrou no partido a sua insatisfação.

A escalada de desabafos de Lula tem preocupado o partido. Dirigentes ouvidos pelo GLOBO, que preferiram não se manifestar publicamente, disseram que o diagnóstico de Lula é certeiro, mas o vazamento das críticas, sobretupartido. do contra Dilma, no momento em que a presidente amarga a sua pior avaliação, serve para dar munição à oposição e aumentar o fosso entre a presidente e o partido. A interlocutores, Lula diz que nenhuma dessas críticas é novidade para Dilma, já que ele não esconde sua posição quando os dois se reúnem, de forma privada, em São Paulo.

As reclamações sobre Dilma, principalmente em relação às medidas que afetam direitos trabalhistas, são endossadas por dirigentes da sigla. No entanto, o congresso do PT, há menos de duas semanas em Salvador, eliminou do documento final até mesmo a expressão “ajuste fiscal”.

Para alguns petistas, essa narrativa pode ser um ensaio de Lula para iniciar um descolamento de Dilma. Já um dirigente diz que eles são inseparáveis como “a corda e a caçamba”. Em outra frente, as críticas de Lula encontraram ressonância em alas do PT que fazem esse debate interno desde as manifestações de junho de 2013. O problema é que, na instância do partido em que essas questões deveriam ser discutidas, Lula não foi por esse caminho.

— Eu acho que ele está certo. Isso já vem sendo discutido principalmente no âmbito das redes sociais, área que eu coordeno. A militância vem criticando o excesso de burocratização e de institucionalização do Ele está vocalizando a militância. Há crítica muito grande à acomodação dos petistas. O partido precisa voltar- se mais para a juventude — disse um dos vicepresidentes do PT, Alberto Cantalice.

Para o deputado Paulo Teixeira ( PTSP), um dos líderes do grupo Mensagem ao Partido, o teor da fala de Lula é o mesmo de uma carta divulgada recentemente por 35 parlamentares, mais da metade da bancada, que pedia a renovação da legenda, inclusive com novas eleições internas. A carta foi rejeitada pela maioria do último congresso do PT, cuja corrente interna mais numerosa, a Construindo um Novo Brasil ( CNB), é a de Lula.

— A gente esperava que o congresso decidisse por aí, mas decidiu por nada — reclamou o deputado.

Novas críticas à imprensa
Ao lado de González, Lula também voltou a reclamar da imprensa e acusou veículos de “fazer oposição pelo editorial”.

— Aqui no Brasil nós reclamamos muito da mídia. A oposição é a imprensa. Em alguns jornais, eles fazem oposição pelo editorial. Ao invés de brigar com isso, temos de saber usar melhor a internet, as redes sociais — disse Lula, que defendeu mais uma vez a regulação da mídia.

Nenhum comentário: