quarta-feira, 3 de junho de 2015

Jucá defende sabatina para diretores de estatais

• Presidente da comissão que vai analisar lei de responsabilidade quer tornar regra mais ampla

- O Globo

BRASÍLIA - O presidente da comissão mista que analisará em 30 dias o anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse ontem que a proposta será aperfeiçoada e defendeu que vice-presidentes e diretores de estatais também passem pelo crivo do Senado. Jucá defendeu essa ampliação da regra, mas ressaltou que o projeto não está fechado. Em resposta à presidente Dilma Rousseff, Jucá disse que a ideia não é indicar os nomes e sim sabatiná-los, como já é feito no caso do Banco Central e das agências reguladoras.

- Minha ideia é que, se houver a sabatina para presidentes, não tem porque não haver sabatina para vice-presidentes ou dirigentes similares. Por exemplo, um diretor da Transpetro, um diretor da Petrobras Distribuidora, um diretor da Eletrobras, eles têm importância muito maior às vezes do que um presidente de uma pequena estatal - disse Jucá ao GLOBO.

Jucá contou que ele e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vinham conversando há algum tempo sobre a criação do anteprojeto de lei.

- Começou com a Petrobras e, então, passamos a pensar em ampliar para o resto. Como se compõe, por exemplo, a equação de preços na Petrobras? É uma caixa-preta, não se presta contas a ninguém. Se tivéssemos feito isso antes, não teríamos o escândalo de corrupção na Petrobras - disse Jucá.

O senador afirmou ainda que o projeto não é para afrontar o governo:

- A ideia não é fazer um projeto contra ninguém. A ideia é fazer um projeto a favor do Brasil, ajudar o governo a fiscalizar melhor as estatais e os bancos. Quanto mais transparência, à luz do sol, menos problemas ocorrerão nas estatais.

Nenhum comentário: