sexta-feira, 15 de maio de 2015

Supermercados puxam a maior retração do comércio em 12 anos

• Com renda em queda e inflação em alta, vendas no varejo caem 0,8%

- Folha de S. Paulo

RIO - Com a renda das famílias em queda e os preços de produtos em alta, as vendas dos supermercados e hipermercados tiveram baixa de 1,2% nos três primeiros meses deste ano e foram as principais responsáveis pelo pior desempenho trimestral do comércio em 12 anos.

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (14) que as vendas do comércio varejista acumularam perdas de 0,8% no primeiro trimestre. É o pior desempenho desde o terceiro trimestre de 2003 (-4,4%), quando o país sofreu com as incertezas do governo Lula.

"O comportamento do início deste ano é parecido com o do fim de 2014. Há arrefecimento no consumo, com restrição orçamentária e oferta de crédito e poder de compra menores", disse Juliana Vasconcellos, gerente do IBGE.

Isoladamente, o setor de supermercados, hipermercados, alimentos, bebidas e fumo, que sofreu queda de 1,2% no primeiro trimestre, representa quase 40% da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. O segmento respondeu, isoladamente, por 0,3 ponto percentual da queda do ano.

Cinco das oito atividades acompanhadas tiveram queda na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e igual período do ano anterior.

A atividade de móveis e eletrodomésticos recuou 6,7% no trimestre ante o mesmo período do ano anterior.

A queda se deve "à retirada gradual dos incentivos à linha branca, ao lado da menor oferta de crédito", disse a gerente do IBGE.

Nenhum comentário: