segunda-feira, 13 de abril de 2015

Grupos antigoverno exibem menos força na volta às ruas


  • Manifestações atraem milhares nas principais cidades * Adesão foi maior em março * Líderes pressionam oposição

Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Grupos de oposição ao governo voltaram às ruas neste domingo (12) para protestar contra a corrupção na política, a presidente Dilma Rousseff e o PT. As manifestações atraíram milhares de pessoas nas principais cidades do país, mas tiveram alcance menor que os protestos do dia 15 de março.

A maior concentração foi registrada mais uma vez em São Paulo. Cem mil pessoas foram à avenida Paulista, segundo cálculos feitos pelo Datafolha. O número representa metade do público reunido pela manifestação de março, quando 210 mil pessoas foram à Paulista, segundo o instituto.

Houve protestos em pelo menos 111 cidades, incluindo as capitais de 24 Estados e Brasília. As manifestações foram organizadas por vários grupos nas redes sociais. Estimativas da Polícia Militar e de organizadores, com critérios menos confiáveis que os do Datafolha, sugerem que as manifestações atraíram 275 mil pessoas em São Paulo e cerca de 268 mil nas outras capitais.

Segundo o Datafolha, a principal motivação das pessoas que foram à avenida Paulista neste domingo foi a indignação com a corrupção, apontada por 33% dos manifestantes. O impeachment de Dilma, principal bandeira dos grupos que organizaram o protesto, tinha o apoio de 77%, mas apenas 13% o citaram como motivo para ir à rua.

Impedidos de falar nas manifestações de março, os políticos mantiveram distância desta vez. Líderes dos grupos à frente do protesto cobraram dos partidos de oposição empenho pelo impeachment de Dilma. O governo reconheceu que o descontentamento da população é grande, mas expressou alívio com a menor adesão aos protestos.

Nenhum comentário: