segunda-feira, 16 de março de 2015

Ricardo Noblat - O que o seu mestre mandar

- O Globo

"O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção."-  Tancredo Neves, ex-presidente da República

A presidente Dilma Rousseff tem duas opções: achar que o pior já passou e que o tempo se encarregará de arrefecer a rejeição da maioria dos brasileiros ao seu governo, a se levar em conta não só as multidões que ocuparam, ontem, as ruas, mas também pesquisas de opinião pública prestes a sair do forno. Ou então adotar medidas que convençam o distinto público de que ela está disposta de fato a mudar.

LULA SE QUEIXA abertamente do que aponta como indisposição de Dilma para conversar, e até para ouvir conselhos. Engrossou com ela na semana passada durante reunião no Palácio da Alvorada. Quem estava por lá jura que Lula bateu forte com a mão na mesa e levantou a voz com Dilma, cobrando dela que reformasse o quanto antes o Ministério medíocre que montou. Dilma também gritou.

SE DEPENDESSE de Lula, Dilma reservaria a Aloizio Mercadante (PT-SP) apenas a chefia da Casa Civil da Presidência, sem que se metesse com a coordenação política do governo. Dilma mandaria embora da coordenação política o ministro Pepe Vargas (PT-RS), das Relações Institucionais, considerado por Lula como fraco. E o substituiria pelo ministro Jaques Wagner (PT-BA), da Defesa.

NÃO FICARIA SÓ nisso. Dilma seduziria o PMDB com a oferta de mais um ou dois ministérios , de modo a que se tornasse mais difícil para ele abandoná-la. E restabeleceria relações com Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Renan, mais do que Eduardo, aumentou a distância de Dilma. E ela não pode se dar a esse luxo .

A EQUIPE DE COMUNICAÇÃO do governo deveria ser totalmente revista, segundo Lula. É com o marqueteiro João Santana que Dilma ainda troca ideias. Pois ela tem cultivado o isolamento. Para refletir, informam alguns dos seus porta-vozes. Por desconfiar dos que a assediam, admite gente ligada a Lula. Um dos ministros do governo afirma que Dilma parece perdida.

É TUDO O QUE ela não pode estar, observa Lula. Dilma deveria ser humilde a ponto de fazer um pronunciamento à nação pedindo desculpas pelos erros que cometeu. E explicando com mais clareza e sem truques o ajuste fiscal que está sendo obrigada a promover. João Santana dará um jeito de ser um pronunciamento melhor do que o mais recente, recepcionado por um panelaço.

QUANTO AO RESTO... Dilma não poderia cair na tentação de amenizar o arrocho fiscal para satisfazer as tendências mais à esquerda do PT e de outros partidos. E que continuasse circulando pelo país, de preferência em áreas capazes de tratá-la bem, à espera dos resultados da política econômica do ministro Joaquim Levy, da Fazenda. Por fim, se Dilma fosse de rezar, que rezasse.

EM MOMENTOS DE aperto severo, Lula reza. Desculpa-se por ter escolhido Dilma para suceder-lhe, mas argumenta que não tinha outro nome. Antonio Palocci e José Dirceu, nomes naturais, haviam se danado com o mensalão. Arrepende-se de não ter acertado com ela sua volta como candidato a presidente da República no ano passado. Imaginou que Dilma deixaria a cadeira para ele. Enganou-se.

COMO SE VÊ, a receita de Lula para que Dilma se recupere é a mais convencional possível. Aplicado a ele talvez desse certo, mas por ser Lula quem é. Dilma não tem outro caminho a não ser o apontado por Lula. Reclame à vontade. Diga que continuará governando de olho em sua biografia. Não tem jeito. Fará o que seu mestre mandar. O contrário seria o imponderável.

Nenhum comentário: