segunda-feira, 9 de março de 2015

Ricardo Noblat - E o cabeça do Mensalão.2 é...

- O Globo

"O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo."-  FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Afinal, a presidente Dilma Rousseff trouxe ou não para o Brasil o que comprou recentemente em Montevidéu? A saber: três potes de doce de leite, um requeijão e um queijo cremoso. Surpreso (a) com a pergunta, quando em Brasília só se fala da lista dos suspeitos de envolvimento com a corrupção na Petrobras? Pode não parecer, mas uma coisa tem a ver com a outra. Como espero demonstrar daqui para frente.

QUANTAS VEZES você não leu afirmações de Dilma reiterando seu compromisso com a verdade e a transparência? Quantas vezes não a ouviu repetir as expressões gastas "não ficará pedra sobre pedra" e "doa em quem doer"? Sim, ela quer que acreditemos em sua honestidade pessoal. E não só pessoal: na honestidade que decorre do modo como exerce a função de presidente.

MAS COMO acreditar no que ela quer se é incapaz de oferecer resposta a uma pergunta tão simples como a que fez a repórter Janaína Figueiredo, do GLOBO? O brasileiro não pode trazer do exterior derivados de leite. É proibido por uma portaria do Ministério da Agricultura. Janaína quis saber apenas se a presidente cumpriu a lei. A resposta foi o silêncio.

ONDE FICOU O compromisso de Dilma com a verdade e a transparência? Por que tomarei como verdade a desculpa dada por ela para ter aprovado a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, contra parecer de uma consultoria internacional contratada pela Petrobras? O negócio resultou em prejuízo para a empresa estimado em quase dois bilhões de dólares.

NA ÉPOCA, DILMA era chefe da Casa Civil do governo Lula, o segundo lugar mais importante da República. E presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Antes havia sido ministra de Minas e Energia. Nada se vende ou se compra na Petrobras sem autorização do Conselho de Administração. Dilma desculpou-se alegando que decidiu pela compra sem dispor de todas as informações a respeito.

ORA, AO JOGAR nas costas de um ex-diretor da Petrobras a culpa por ter decidido errado, Dilma confessou um crime de responsabilidade. Isso poderia lhe custar o mandato neste país tropical, de memória fraca, que já assistiu à queda de um presidente por causa da compra de um Fiat Elba com sobras de campanha (Bom dia, Collor , aliado de Dilma, enrascado com a roubalheira na Petrobras!).

SABE O QUE distingue o escândalo do mensalão no primeiro governo Lula do escândalo da Petrobras que começou no segundo governo dele? O volume do dinheiro desviado. O mensalão foi obra de "uma sofisticada organização criminosa". O escândalo da Petrobras, de uma "complexa organização criminosa". Assim disseram os procuradores-gerais Antônio Fernando Barros e Rodrigo Janot.

AO DENUNCIAR OS mensaleiros, Antônio Fernando apontou o ex-ministro José Dirceu como cabeça da gangue. Ao apresentar sua lista de pessoas a serem investigadas no caso do assalto à Petrobras, Janot não apontou ninguém. Lula escapou do Mensalão .1. Como se tudo aquilo pudesse ter acontecido à revelia dele. Cabe a Janot encontrar alguém para ser, no Mensalão.2, o José Dirceu da Dilma.

NO MENSALÃO.1, Lula contou com a proteção dos principais líderes do Congresso. No Mensalão.2, além de implicados no escândalo, os principais líderes do Congresso estão furiosos com Dilma. Sentem-se abandonados por ela. Dilma encabeça a lista de Janot porque ninguém mais do que ela tem a perder com a crise política que se soma à crise econômica e que pode resultar numa crise institucional

Nenhum comentário: