quinta-feira, 12 de março de 2015

PSDB declara apoio às manifestações, mas Aécio diz que impeachment 'não está na agenda'

• Tucano não estará nas ruas, pois quer evitar acirrar o discurso dos petistas de que estaria patrocinando um terceiro turno

Maria Lima – O Globo

BRASÍLIA — O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, divulgou nota da Executiva Nacional do PSDB apoiando de forma irrestrita e convocando seus militantes e setores organizados ligados ao partido para participarem das manifestações do dia 15 de março. Mas ele pessoalmente não participará das manifestações, segundo ele, para não acirrar o discurso dos petistas de que estaria patrocinando um terceiro turno das eleições em que foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff. Embora haja uma divisão na Executiva sobre apoiar o pedido de impeachment, Aécio está entre os mais cautelosos, mas disse que não aceita o patrulhamento dos governistas sobre a discussão dessa possibilidade.

— O PSDB manifesta apoio irrestrito a todas as manifestações pacíficas e organizadas de forma apartidária em todo País. E não podemos aceitar que digam o que podemos ou não protestar. O PSDB, com seus militantes, estará ao lado das manifestações que expressam o grande sentimento de indignação contra a degradação moral e os gravíssimos problemas sócio-econômicos provocados por esse governo — disse Aécio, completando:

— Não estamos proibindo nem proibidos de falar sobre impeachment, mas nesse momento isso não está na agenda do PSDB.

Ele disse que o partido estará ao lado das manifestações, e optou por não estar presente aos atos, para não acirrar o discurso de que está promovendo um terceiro turno.

— Não devo ir para não dar força ao discurso do terceiro turno, pelo fato de ter disputado a eleição com a presidente Dilma. Isso dá força ao discurso que não é verdadeiro. Quanto menos partidário, mais expressivo será o movimento — disse Aécio.

O senador mineiro ironizou ataques de petistas e governistas dizendo que o PSDB patrocinou o panelaço do último domingo, quando houve protestos em várias capitais do Pais no momento do pronunciamento da presidente Dilma em cadeia de rádio e TV.

— Não aceitamos a patrulha do PT, que chegou ao ridículo de dizer que patrocinamos o panelaço de domingo. Nem que tivéssemos crédito ilimitado nas Casas Bahia ou Ricardo Eletro teríamos dinheiro para comprar panelas para atender a tandos brasileiros — disse Aécio, rindo.

Aécio disse que esses protestos vão continuar enquanto Dilma não fizer um mea-culpa.
— Enquanto a presidente Dilma não vier a público fazer um mea-culpa pelo descalabro moral de seu governo , ela estará se distanciando ainda mais do sentimento dos brasileiros. Esse diagnóstico do que vivemos agora já tinha sido feito lá atrás, mas o governo optou por priorizar o processo eleitoral mesmo sabendo que a demora ia prejudicar ainda mais os mais pobres — disse Aécio.

Ele comentou também o fato de setores ligados ao governo, como a CUT, MST e UNE estarem organizando uma manifestação para sexta-feira para blindar a presidente contra o que chamam de “golpe, defesa da Petrobras mas também protestar contra mudanças trabalhistas do pacote fiscal de Joaquim Levy.

— Estamos vendo algo inédito no Brasil contemporâneo . Tradicionalmente as oposições é que organizam esse tipo de manifestação. Mas o que estamos vendo é o governo tão perdido que setores ligados a ele é que estão indo para as ruas protestar. É algo no mínimo muito arriscado o governo convocar seus aliados para ir as ruas. Quando Collor fez isso, assistimos aquele resultado — disse Aécio, lembrando o impeachment de Fernando Collor , quando ele convocou aliados a irem para as ruas e o Brasil inteiro foi as ruas de preto pedindo seu afastamento.

Em nota oficial , após a reunião da Executiva, o PSDB oficializou a decisão de apoiar irrestritamente as manifestações, e , embora não apoie o impeachment nesse momento, condena o que os tucanos chamaram de patrulhamento contra os setores que se manifestam em relação ao afastamento da presidente Dilma.

“Mais do que uma garantia constitucional, a liberdade de pensamento e de crítica é fundamento essencial para o fortalecimento da vida democrática e o enraizamento social dos valores republicanos” diz a nota.

Aécio anunciou também que no dia 8 de abril será deflagrada uma ampla campanha de filiação partidária, que culminará com a realização da convenção nacional em julho, quando ele deverá ser reconduzido a presidência.

Nenhum comentário: