sábado, 14 de março de 2015

Protesto em SP teve 41 mil participantes, diz Datafolha

• Nem todos acompanharam o ato do começo ao fim, mostra contagem

• Auge de concentração, às 17h, foi com 35 mil pessoas; organizadores falaram em 100 mil; para a PM foram 12 mil

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Contagem do Datafolha mostra que cerca de 41 mil pessoas participaram do ato liderado por CUT, MST, UNE e outras entidades sindicais em São Paulo nesta sexta (13).

Nem todos os participantes estiveram presentes durante as quatro horas do protesto, que começou às 14h na frente da sede paulista da Petrobras, na av. Paulista, e terminou por volta das 18h na praça da República, no centro.

O pico da manifestação foi entre as 16h e as 17h, quando o Datafolha indicou cerca de 35 mil pessoas presentes no ato simultaneamente.

A caminhada dos manifestantes em direção ao centro da cidade começou por volta das 17h, o momento em que houve maior concentração.

Segundo a contagem do instituto, cerca de 8.000 pessoas estiveram presentes na manifestação do começo ao fim, durante as quatro horas.

Conforme o manifesto divulgado há algumas semanas, o objetivo do ato era protestar contra medidas do ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff, em defesa da Petrobras e pela democracia e reforma política.

Os organizadores do evento afirmaram que o ato mobilizou 100 mil pessoas. De acordo com a Polícia Militar, teriam sido 12 mil.

Para a contagem do público, o Datafolha dividiu o trajeto da manifestação em quadrantes. Em cada um desses trechos, os pesquisadores aplicaram uma metodologia de contagem a partir da densidade do público.

Entrevistas também foram feitas ao longo do protesto.

A combinação dessas duas técnicas (contagem nos quadrantes e entrevistas) é o que possibilitou medir a taxa de renovação do público durante as quatro horas de ato.

Nenhum comentário: