terça-feira, 10 de março de 2015

FHC volta a dizer que é contra impeachment

• Ex-presidente afirmou que o sistema de presidencialismo de coalizão “se exauriu”

O Globo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a se colocar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira. Durante evento do instituto que leva seu nome, o tucano afirmou que "não adianta nada tirar a presidente", segundo o jornal “Valor”.

No fim de fevereiro, o ex-presidente já havia declarado que o PSDB não deveria apoiar a tese do impeachment em reunião com a cúpula do PSDB.

— Se exauriu o modelo de presidencialismo de coalizão, que na verdade era um modelo de presidencialismo de cooptação. O sistema político está esgotado — afirmou o ex-presidente durante o seminário no IFHC, de acordo com o “Valor”.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), ex-candidato a vice na chapa do tucano Aécio Neves , também participou do evento e disse ser contra o impeachment.

— Não quero que ela saia, quero sangrar a Dilma, não quero que o Brasil seja presidido pelo (vice-presidente, do PMDB) Michel Temer (...) Vejo essa palavra (impeachment) como expressão de rechaço à ordem atual, sem entrar no mérito — afirmou o senador, segundo a publicação.

O tucano, porém, afirmou ser positiva as manifestações contrárias ao governo e reconheceu que o PSDB falhou no debate político.

— O PSDB deixou o PT carimbar sobre nossa pele a tese de que somos um partido da elite. Deixamos que isso se estabelecesse, que fosse o fato consumado. Isso começou a mudar nesta última eleição.

Nenhum comentário: