segunda-feira, 16 de março de 2015

Durante entrevista, panelaço

• Assim como domingo passado, moradores, principalmente em bairros nobres, voltaram a se manifestar contra o governo Dilma batendo panelas, desta vez durante a fala dos ministros

- O Globo

Durante a entrevista coletiva dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), na qual eles avaliavam as manifestações de rua ocorridas ontem e na última sexta-feira, vários panelaços foram registrados pelo país.

No último domingo, 8 de março, o mesmo tipo de manifestação já havia ocorrido durante um pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em rede nacional. Como na semana passada, os protestos se concentraram em bairros nobres - muitas vezes acompanhados de buzinaços nas ruas próximas. Gritos de "Fora, Dilma" e "Fora, PT", presentes nas manifestações de rua, também ecoaram dos apartamentos.

Assim que a dupla de ministros surgiu na tela da TV, pipocaram pelas redes sociais vídeos que registravam pessoas batendo panelas nas em suas janelas e sacadas. Outros mostravam prédios à distância, mas registrando o ruído característico.

Foram flagrados panelaços em capitais de norte a sul, como Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Cidades médias, como Niterói, Caxias do Sul e várias do interior paulista, também aderiram.

No Rio, o protesto ocorreu sobretudo pela Zona Sul, em bairros como Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Flamengo, Leblon, Lagoa e Ipanema.

Em Belo Horizonte, houve registros de manifestações em bairros como Anchieta, Serra, Carmo, Funcionários e Sion.

A manifestação também foi registrada em bairros de diferentes regiões da capital paulista. Na região central, há registros de panelaço em Higienópolis, Santa Cecília, Consolação e Bela Vista. Na Zona Sul, os protestos foram feitos no Itaim, Brooklin, Moema, Vila Mariana e Sacomã, assim como em prédios próximos à favela de Paraisópolis. Na Zona Oeste, o barulho do panelaço foi ouvido nos bairros de Pinheiros, Perdizes e Jardins.

Ao ser informado a entrevista coletiva estava sendo saudada com panelaços Brasil afora, o ministro Miguel Rossetto comentou que "tanto quem bate panelas quanto quem aplaude o governo" está participando da democracia.

Nenhum comentário: