quinta-feira, 26 de março de 2015

Do PSD ao PL: Um criador de partidos

• Kassab tem se empenhado na arte de criar legendas capazes de atrair parlamentares sem risco de perda de mandato por infidelidade partidária

Mariana Sanches – O Globo

Com a lei eleitoral embaixo do braço, Gilberto Kassab tem surpreendido. Ele percebeu que para driblar a fidelidade partidária era preciso criar um novo partido e assim evitar que parlamentares "infiéis" perdessem os mandatos. Mas Kassab fez mais: entendeu o timing da manobra. Seu PSD foi o primeiro partido fundado em um começo de legislatura, no momento em que o maior número de parlamentares quer trocar de legenda. Ser governo é vital sobretudo para deputados de baixo clero, que dependem de liberação de verbas de emendas para manter seus votos. A formação de situação e oposição provocou a urgência necessária para que deputados e senadores se lançassem ao PSD, sem que Kassab precisasse cortejá-los.

Agora, com o PL, Kassab passará a sacolinha da nova legenda nas bancadas do rebelde PMDB e do neo-oposicionista PSB. PSD e PL são irmãos gêmeos. Ou "estão muito próximos", como disse o próprio Kassab.

A jogada condiz com o perfil do atual ministro das Cidades. Tornou-se homem forte do governo petista sem romper com o padrinho José Serra (PSDB-SP). Em uma década dominada pela oposição entre PT e PSDB, foi Kassab, então no DEM, quem governou a capital paulista por seis anos. Prefeito e desconhecido, cumpria agendas diárias, de rifa de padre a jantar de gala.

À frente da Prefeitura, dirigiu ônibus, trator, guindaste, máquinas de varrer rua. Diante de questionamentos que não queria responder, Kassab adotava resposta padrão, qual fosse o tema.

No governo Dilma, mudou de tática. Tem adotado o silêncio. Conduta adotada sobre a acusação de que haveria assinatura de eleitores já mortos apoiando a criação do PL. Alda Marco Antônio, ex-vice-prefeita de Kassab, diz em defesa do ex-chefe:

- Isso acontece. A mãe do chefe de gabinete do Kassab, uma senhora cheia de saúde, assinou a fundação do PL. Uma semana depois teve um acidente e acabou falecendo. Quem pode prever isso? - questiona ela.

Nenhum comentário: