segunda-feira, 16 de março de 2015

Brasileiros protestam em todas as regiões do país

- Diário de Pernambuco

Vestidos de verde e amarelo, brasileiros de 15 estados foram às ruas neste domingo (15) em protestos contra o governo. A principal reclamação da população é contra a corrupção, mas alguns grupos também pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a intervenção militar.

A maior movimentação aconteceu em São Paulo, onde cerca de 1 milhão de pessoas, segundo contagem da Polícia Militar, e 210 mil, segundo o Datafolha, tomaram a Avenida Paulista. No Recife, segundo a PM, 8 mil pessoas marcaram presença no evento organizado pelos grupos apartidários Vem pra Rua e Estado de Direito.

Em Brasília, cerca de 50 mil pessoas se concentraram na Esplanada dos Ministérios e seguiram para o Congresso Nacional. Após horas de manifestação pacífica um grupo tentou chegar ao Palácio do Planalto e teria jogado pedras na polícia, que reagiu com bombas de efeito moral. Uma pessoa ficou ferida.

Em Belo Horizonte, a Praça da Liberdade foi o local de encontro dos 24 mil mineiros que participaram do ato. No Rio de Janeiro foi a praia de Copacabama, na Zona Sul, que recebeu cerca de 15 mil manifestantes durante a manhãm, segundo contagem inicial da PM, que não atualizou o número depois. Durante o ato, as duas pistas da Avenida Atlântica foi fechada. À tarde um novo protesto começou no centro da cidade, na Igreja da Calendária. Os manifestantes usaram carros de som para criticar o governo e a corrupção e alguns cantaram hinos do Exército Brasileiro, defendendo a volta dos militares ao poder.

Em Porto Alegre a Brigada Militar do Rio Grande do Sul estima que cerca de 100 mil pessoas participaram dos atos que aconteceram no Parcão, no bairro Moinhos de Vento e no Parque da Redenção. Também no Sul, em Curitiba, 80 mil pessoas se reuniram na Praça Santa Andrade, de onde sefuiram para o Centro Cívico.

Em Goiânia, 60 mil pessoas marcaram presença nos atos que ocorreram na Praça Tamandaré e o Parque do Areião, no percurso de 4 quilômetros. Em Capinas, estima-se que 15 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.

Nenhum comentário: