segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Prefeitos denunciam perseguição na Venezuela

• Quase metade dos opositores eleitos em 2013 enfrenta processos

- O Globo

CARACAS - Prefeitos de oposição ao governo de Nicolás Maduro denunciaram ontem que 33 dos 77 antichavistas eleitos em dezembro de 2013 (43%) enfrentam processos judiciais - o que é visto como sinal de uma perseguição política do chavismo à oposição. Na quinta-feira, o principal prefeito opositor do país, Antonio Ledezma, de Caracas, foi detido sob acusação de tramar um golpe contra Maduro. Outros dois prefeitos da oposição foram destituídos e presos no ano passado por não cumprirem decisão judicial de reprimir protestos nas cidades de San Diego e San Cristóbal.

- Parece parte da política oficial contra quem pensa diferente. Todos temos uma arma apontada para a cabeça - afirmou Carlos Ocáriz, presidente da Associação de Prefeitos da Venezuela.

A perseguição aos opositores, porém, não se limita aos prefeitos. Desde o início do ano, 151 venezuelanos foram detidos por participar de protestos contra o governo, registrar jornalisticamente os protestos ou prestar assistência aos manifestantes, segundo levantamento divulgado ontem pela ONG Foro Penal Venezuelano. Destes, dois permanecem presos e 87 foram colocados sob liberdade condicional, sob obrigação de se apresentarem periodicamente a um juiz.

Nenhum comentário: