sábado, 14 de fevereiro de 2015

Pezão defende nome de Paes à Presidência

• Governador do Rio quer que PMDB tenha protagonismo nacional

Gustavo Schmitt – O Globo

BRASÍLIA e RIO - As eleições de 2018 ainda estão distantes, mas os peemedebistas já ensaiam o lançamento da candidatura do prefeito do Rio, Eduardo Paes, à Presidência. O governador Luiz Fernando Pezão, em entrevista à revista "VEJA" que chegou às bancas ontem deu mais um passo em defesa da candidatura própria do partido, que defende há tempos, e disse apostar que as Olimpíadas de 2016 credenciarão Paes para a disputa.

No PMDB do Rio, a avaliação é de que o nome de Paes é o único com capital político para assumir a disputa. E Pezão avalia ainda que há um esforço para aparar as arestas e retomar a aliança entre PT e PMDB tanto no âmbito nacional como no estadual. Numa reunião na última quarta-feira na Gávea Pequena, o governador, o ex-presidente Lula, Paes e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral teriam discutido uma reaproximação entre os partidos.

De acordo com alguns peemedebistas, o presidente em exercício do partido, senador Valdir Raupp (RO), foi o primeiro a falar no nome do prefeito como pré-candidato em 2018. A discussão sobre candidatura própria na sigla não é nova. Toda eleição, desde 1989, quando Ulysses Guimarães ficou apenas com 4,4% dos votos válidos, o assunto volta à tona, mas a última candidatura própria ocorreu em 1994, com Orestes Quércia obtendo os mesmos 4,4% de Ulysses.

- Embora ainda seja um pouco cedo para tratar do assunto, não se prepara uma candidatura da noite para o dia. O Eduardo Paes é um nome interessante - disse Raupp.

O senador afirma, porém, que para tornar o prefeito do Rio um nome com alguma chance em 2018 é preciso torná-lo uma expressão nacional.

- Tem que torná-lo conhecido nacionalmente. Depois das Olimpíadas, ele precisa fazer um giro pelo Brasil - disse Raupp.

Novo líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ) diz que boa parte do partido cita o nome de Paes como possível candidato:

- Ele tem boas condições. Vem muito bem avaliado na administração que está fazendo e a expectativa é que termine o mandato ainda melhor. Há tempo para torná-lo conhecido.

Já em clima de carnaval, Eduardo Paes preferiu se esquivar da discussão política.

- O governador disse isto porque é meu amigo e quis me agradar. Eu sou candidato a ser o melhor prefeito dessa cidade - disse, durante a cerimônia que deu início ao carnaval do Rio.

Nenhum comentário: