terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Impeachment provoca bate-boca entre tucano e petista no Senado

• PSDB é acusado por Lindbergh (PT) de estimular "minoria golpista"

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Líder do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima (PB) afirmou nesta segunda (9) ser legítima a discussão sobre o impeachment de Dilma Rousseff. A fala irritou o petista Lindbergh Farias (RJ).

Lindbergh disse que os tucanos estimulam os movimentos pró-impeachment: "Tem uma minoria golpista se organizando neste país, como fizeram com Getúlio, João Goulart. Estimuladas pelo PSDB, que questionou o processo eleitoral ao seu final".

Na tribuna, Cássio Cunha Lima disse que a oposição não apoia os movimentos que pregam a saída de Dilma, mas que o PSDB considera legítimas as manifestações em defesa do impeachment.

"Queda de popularidade não está prevista na Constituição como motivo para impeachment. A questão é muito mais grave. Estamos diante de um conjunto de fatos que levam a população a mencionar cada vez mais aquilo que é o impedimento da presidente", afirmou o tucano.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) disse que Lindbergh liderou o movimento pelo impeachment de Fernando Collor, mas condena os que pregam a saída de Dilma.

Para o petista, existiam denúncias que justificavam o afastamento de Collor: "Agora não há nada. Vocês estão sendo maus perdedores. Isso é golpismo. É grito de quem perdeu a eleição e está querendo mudar o resultado".

Na Câmara, técnicos sugeriram o arquivamento, por falta de fato determinado, de pedido da oposição para criar uma CPI sobre o setor elétrico. A palavra final é do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Nenhum comentário: