terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

BH: Marcio Lacerda toma a rédea do processo de sucessão

• Prefeito fica no PSB e vai comandar escolha do presidente da sigla e do candidato a seu cargo

- O Tempo (MG)

Apesar dos rumores de mudança para o PPS, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), disse na reunião do diretório municipal do seu partido que irá continuar filiado e assumirá o protagonismo na sucessão da direção da sigla e do seu cargo. Ao tomar as rédeas da legenda, Lacerda ainda sinaliza que poderá ser candidato ao Senado em 2018.

A mais de um ano da eleição municipal, o prefeito Marcio Lacerda vai concentrar as ações internas da legenda e preparar o terreno para lançar um candidato que poderá lhe suceder. Durante o encontro da direção municipal na semana passada, Lacerda usou como carro-chefe de sua oratória a “união”. Lacerda disse que irá se aproximar dos militantes e comandar a legenda para escolher um nome forte para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte, mesmo que não tenha citado nenhum pré-candidato.

“Os militantes ficaram muito satisfeitos com o que Marcio Lacerda disse na reunião. O recado foi para inflar o desejo de candidatura própria do partido. A construção será feita com o protagonismo de Lacerda, e ele está assumindo a responsabilidade como prefeito. Ele é o mais indicado para liderar o processo”, relatou o atual presidente do PSB de Belo Horizonte, João Marcos Lobo, que estava presente na reunião.

Lobo ainda reiterou que o prefeito fez questão de afastar os rumores de que deixará o PSB rumo ao PPS, o que tranquilizou os correligionários. “Não existe a menor possibilidade de Lacerda deixar o PSB. Ele foi taxativo ao dizer que só foi filiado a um partido e que se manterá nele”, afirmou o presidente socialista.

Embora o PSB caminhe para ter novamente candidato próprio, a sigla precisará costurar um nome com o PPS e PV, já que Luzia Ferreira (PPS), nomeada por Lacerda como secretária de governo, e o vice-prefeito Délio Malheiros (PV) são cotados para disputar o Executivo da capital no ano que vem.

A três legendas planejam, em nível nacional, a criação de uma federação partidária com a participação também do Solidariedade. A ideia da aliança é lançar nomes de consenso para disputar as prefeituras de todo o país.

O presidente estadual do PSB, o deputado federal Júlio Delgado, entende que é possível PPS, PSB, PV e SD se unirem em torno de um nome e ainda se coloca à disposição para ser o escolhido. “As legendas estão fazendo um grande esforço para ter candidatos em todas as cidades do país e em Belo Horizonte não será diferente. Não temos um nome do PSB, mas eu tenho residência em Belo Horizonte. Quem sabe? Vamos aguardar”, disse o parlamentar que é natural e tem sua base eleitoral em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Afinados. Criado em dezembro de 2014 na Câmara dos Deputados, o blocão envolvendo o PPS, SD, PV e PSB espera irradiar a aliança para todas as Assembleias do país. Em Minas, a proximidade das legendas pode facilitar a construção de um nome para concorrer ao Executivo de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: