quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Paes compõe com Romário no Rio

Robson Sales e Renata Batista – Valor Econômico

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), terminou de montar um novo secretariado que contempla aliados recentemente agregados, como o PSD, e até partidos que ameaçavam lançar candidato à disputa pela prefeitura em 2016, caso do PSB do senador Romário Farias. Uma fonte próxima a Paes disse que agora "falta apenas o PRB", partido liderado no Rio pelo bispo licenciado da Igreja Universal Marcelo Crivella.

A declaração mostra o interesse em uma reaproximação com o senador, que enfrentou o PMDB no segundo turno na eleição para o governo do estado, quando o debate religioso ganhou força na campanha. Segundo sua assessoria de imprensa, Crivella está de férias nos Estados Unidos e não comentou a declaração obtida pelo Valor. O senador é, por enquanto, pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Romário foi eleito senador com 4,6 milhões de votos e já havia dito que seu sonho era disputar a Prefeitura do Rio em 2016. Embora afirme que antecipar a corrida eleitoral municipal o exponha à críticas um ano antes da Olimpíada, Eduardo Paes ganha força na articulação da candidatura de Pedro Paulo Carvalho Teixeira à sucessão na administração da cidade, que ainda levanta resistências dentro da própria sigla do prefeito. Seu vice, Adilson Pires, é do PT e defende a manutenção da aliança.

Eleito deputado federal pelo PMDB, Pedro Paulo assumiu ontem a Secretaria Executiva de Coordenação de Governo, onde terá função de destaque. No mesmo dia, já foi fotografado ao lado de Paes em uma reunião com o ministro do Turismo, Vinícius Lages. Hoje, segundo agenda oficial divulgada pela prefeitura, visitará, ao lado de seu mentor, as obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Apesar dos acordos com outros partidos, Eduardo Paes ainda precisa vencer uma disputa interna no PMDB para, de fato, fazer de Pedro Paulo o nome do partido para concorrer à sua sucessão. O deputado estadual e presidente da sigla no Rio, Jorge Picciani, sonha em fazer do filho Leonardo, deputado federal, o candidato do partido. A corrida eleitoral pela Prefeitura do Rio tem pelo menos outros dois nomes: a deputada federal Clarissa Garotinho (PR) e o parlamentar estadual Marcelo Freixo (PSOL), segundo colocado nas eleições de 2012, vencidas por Paes no primeiro turno.

Na nova arrumação do secretariado de Eduardo Paes, o PSD ganhou a Secretaria de Habitação, que será chefiada por Carlos Portinho, antes comandada pelo PT. Para contemplar os petistas, Paes criou a Secretaria de Saneamento e deu para Pierre Alex Batista - ex-chefe da pasta Habitação. Já o PSB ficou com a Secretaria de Esporte, que já sob o comando de Marcos Teixeira Braz.

Nenhum comentário: