quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dilma justifica medidas econômicas e pede empenho a ministros

Mariana Haubert – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Em sua primeira fala pública após ter assumido o seu segundo mandato, em 1º de janeiro, a presidente Dilma Rousseff justificou nesta terça-feira (27) as medidas econômicas anunciadas por seu governo recentemente como necessárias e corretivas para "manter o rumo e ampliar as oportunidades preservando as conquistas sociais".

"Os ajustes que estamos fazendo, eles são necessários para manter o rumo, para ampliar as oportunidades, preservando as prioridades sociais e econômicas do governo que iniciamos há 12 anos atrás", disse.

"As medidas que estamos tomando e tomaremos irão consolidar um projeto vitorioso nas urnas por quatro vezes consecutivas. São essas medidas que estão ajudando o Brasil a mudar. E essas mudanças dependem muito da estabilidade e da credibilidade da nossa economia. Precisamos garantir solidez dos nossos indicadores econômicos", afirmou. "Mostraremos que não alteramos um só milímetro do projeto vencedor das eleições."

Dilma está reunida com seus 39 ministros e com o vice-presidente Michel Temer na Granja do Torto, residência de campo oficial da Presidência da República, em Brasília. Esta é a primeira reunião ministerial realizada no segundo mandato da petista. O último encontro do tipo foi feito em 2013, logo após a eclosão das manifestações.

A presidente afirmou que durante o seu primeiro governo foram tomadas medidas para preservar o país dos problemas econômicos internos e externos mas afirmou que agora se chegou "a um limite". "Agora atingimos um limite para isso. Estamos diante da necessidade de promover um reequilíbrio fiscal. [...] Tomamos algumas medidas que têm caráter corretivo", disse.

Na tentativa de se preservar contra as críticas de quem diz que ela está tomando medidas contrárias ao que defendeu durante a campanha eleitoral, Dilma afirmou que já havia dito que o seu segundo governo seria de "continuidade e mudanças".

Criticada por passar mais de um mês sem dar entrevistas, a presidente retomou seu discurso pós-eleitoral por mais diálogo e pediu a todos os ministros que não se omitam e falem mais com a sociedade para divulgar e defender o seu governo. Ela falou por cerca de 30 minutos.

"Devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação, sempre e permanentemente. Não podemos permitir que as falsas versões se criem e se alastrem. [...] Tragam a posição do governo à opinião pública. Sejam claros, se façam entender. Não podemos deixar dúvidas", disse aos ministros.

Dilma chegou ao local da reunião de helicóptero com cerca de 20 minutos de atraso. A reunião estava marcada para começar às 16h. Ao chegar, ela cumprimentou todos os ministros individualmente e depois, já sentada em seu lugar, pediu que todos sejam sucintos em suas exposições.

Nenhum comentário: