sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Aécio defende Anastasia e diz que ‘a falsa e covarde acusação não se sustenta em pé’

• Líderes do PSDB condenam envolvimento do ex-governador de Minas em depoimento da Operação Lava-Jato

Maria Lima e Adriana Mendes – O Globo

BRASÍLIA – O senador Aécio Neves, presidente do PSDB, saiu em defesa nesta quinta-feira do senador eleito Antonio Anastasia (PSDB-MG), citado em um depoimento da Operação Lava-Jato. Em nota, o presidente do partido, disse “a acusação não se sustenta em pé” e afirmou que não vai permitir que o nome do ex-governador de Minas Gerais seja envolvido com os acusados “que vêm assaltando os cofres públicos no país”, no caso de desvio de recursos da Petrobras. Segundo Aécio, se o objetivo é “ intimidar e constranger” a oposição, o efeito será o contrário.

“O PSDB redobrará os esforços no sentido de continuar exigindo uma profunda e isenta investigação, que tenha como compromisso único revelar à população a verdade e os responsáveis pelo maior escândalo de corrupção na história do país, ocorrido ao longo dos últimos doze anos durante a administração do PT na Petrobras”, diz a nota.

O partido refuta “com veemência” a denúncia de que o ex-governador tenha recebido R$ 1 milhão do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, em 2010. Anastasia negou envolvimento e defendeu uma acareação com o policial que trabalhava para o doleiro Alberto Youssef.

“ A falsa e covarde acusação não se sustenta em pé, seja pelo caráter e honestidade pessoal do senador, reconhecidos até mesmo por seus adversários políticos, seja pela falta de nexo na história apresentada: Um nome de clara oposição ao governo federal sendo financiado por uma organização criminosa, formada por pessoas e diretores ligados à gestão do PT na Petrobras. Alguém acredita que um governador de Estado se reuniria pessoalmente numa garagem com um emissário desconhecido para receber dinheiro?”, diz a nota.

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), disse que é um direito do senador eleito e ex-governador, Antônio Anastasia (MG) , buscar uma acareação com o policial. Mas quem o conhece, como ele, não tem nenhuma dúvida que essa é uma estória absurda e mal contada, “sem pé nem cabeça”.

— É um absurdo completo, apenas isso. Uma história rocambolesca. O senador Anastasia é o escrúpulo personificado. Difícil conceber que alguém com o escrúpulo dele iria se encontrar com um desconhecido, numa garagem, para receber dinheiro sujo. Tentam colocar o nome de uma pessoa honrada no meio dessa sujeira toda do petrolão - reagiu Aloysio Nunes.

Ele lembrou que, ao contrário do depoimento do policial, em 2010 Anastasia não disputada a eleição. Já era governador, que assumiu com o afastamento de Aécio para concorrer ao Senado.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (BA) também saiu em defesa do senador eleito e ex-governador de Minas Gerais. Como o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, Imbassahy disse que se a intenção é intimidar a oposição, atacando o único patrimônio de Anastasia, a sua honra, “o tiro saiu pela culatra”. O tucano diz que os interessados em obstruir as investigações, como o ministro de Relações Institucionais Pepe Vargas, que declarou ser desnecessária uma CPI, não vão impedir que busquem aprofundar as investigações que estão levando o escândalo da Petrobras cada vez mais perto do Palácio do Planalto.

— Agora é que teremos mais estímulo para continuar a limpeza dessa quadrilha que Lula e Dilma permitiram que se instalasse na Petrobras. O envolvimento do nome de Anastasia é a sequência do que gostam de fazer .Estamos combatendo uma quadrilha e sabemos que não medem as coisas — disse Imbassahy.

Nenhum comentário: