terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PT diz que processará Aécio, e tucano reage

• Falcão afirma que partido "não leva recado para casa "; senador mantém sua declaração sobre "organização criminosa "

Maria Lima e Cristiane Jungblut – O Globo

BRASÍLIA- Vai parar nos tribunais a guerra entre o PSDB do senador Aécio Neves e o PT da presidente Dilma Rousseff. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, anunciou ontem em sua página no Twitter que já está interpelando Aécio Neves para que confirme na Justiça declaração de que não perdeu a eleição presidencial, quando disputou com a presidente Dilma, para um partido político, mas para uma "organização criminosa ". Rui Falcão disse que o passo seguinte será um processo por injúria, calúnia e difamação contra ele no Supremo Tribunal Federal, instância em que é julgado quem tem foro privilegiado. "Já estamos interpelando o senador mineiro derrotado. Em seguida, processo crime no STF . O PT não leva recado para casa... ", reagiu Rui Falcão ontem à tarde na rede social.

Na entrevista veiculada na madrugada de domingo na Globo News, e repetida na programação do canal, Aécio lembrou o uso da máquina pública por lideranças petistas durante a eleição e o esquema de corrupção na Petrobras batizado de petrolão.— Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está — disse o tucano. Ao saber da interpelação, Aécio avisou que não retira uma palavra do que disse e que é preciso aguardar que a Polícia Federal faça, sem qualquer tipo de cerceamento, as investigações que tenha a fazer . Em resposta a Falcão, Aécio — que tem imunidade parlamentar — disse, em Santa Catarina, que a expressão foi usada primeiro pela própria PF , ao desbaratar a "quadrilha" que atuou durante 12 anos na Petrobras.— Não retiro absolutamente nada do que disse — avisou Aécio.

"O PT tem esse vício", diz tucano
Minimizando a ação, Aécio disse que poderia citar inúmeras outras declarações, como a do ex-presidente do STJ Felix Fischer de que nenhum outro país do mundo viveu tanta roubalheira como o Brasil. Também lembrou que o ministro Newton Trisotto, chamado a definir um mandato de segurança para um dos membros da quadrilha, negou dizendo que é uma das maiores vergonhas da humanidade a corrupção que se instalou no Brasil.— O PT tem esse vício. Em vez de interpelar os seus membros que cometeram crimes, como,por exemplo, na época do mensalão, tratou-os como heróis nacionais. Agora, em vez de interpelar , por exemplo, o tesoureiro do seu partido,acusado por um dos membros da quadrilha de ser uma parte desse processo, o PT quer processar o acusador , como, aliás, vão fazer com a própria Polícia Federal.

Essa eleição, como disse aqui, infelizmente, teve essa marca da utilização, sem qualquer limite, da máquina pública. Os recursos ou parte dos recursos desse esquema de corrupção, há indícios de que possam terem sidos utilizados na própria campanha eleitoral — reagiu Aécio.Indignado com a entrevista de Aécio, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, reagiu repetindo o discurso da maioria dos petistas diante das críticas do tucano:— Alguém deve lembrar ao senador Aécio que ele foi derrotado por 54.501.118 milhões de brasileiros; e aproveitar e passar o endereço de um dos excelentes terapeutas que o Rio de Janeiro tem — ironizou ao GLOBO Miguel Rossetto, um dos coordenadores da campanha de Dilma.O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), saiu em defesa do senador tucano.

— Não vejo legitimidade no presidente do PT , Rui Falcão, que até ontem festejava os três grandes detentos da Papuda como heróis da pátria e incentivava aplausos para o atual tesoureiro do PT , João Vaccari. Essa ação na Justiça contra Aécio é desprovida de qualquer credibilidade. Ademais, quem identifica essa organização criminosa que se instalou no governo Lula e foi ampliada no governo Dilma é a Polícia Federal— reforçou Imbassahy. Outros petistas ocuparam a tribuna do Senado para contra-atacar a declaração de Aécio. O líder do PT , Humberto Costa (PE), chamou-o de "irresponsável" e acusou o tucano de ter feito uma séria de declarações "insensatas". Para Humberto Costa, "a derrota subiu à cabeça de Aécio". Ele disse que que o senador tucano se comporta como um Dom Quixote, brigando contra moinhos de ventos inexistentes.

— Enquanto o Brasil já desmontou os palanques, os governadores estudam os próximos quatro anos, enquanto a presidente compõe sua nova equipe e se debruça sobre medidas que vão ser tomadas a partir de 2015, o quixotesco perdedor continua lutando contra imaginários moinhos de vento . Já estamos em dezembro. Não é possível que, mais de um mês depois do pleito, Vossa Excelência ainda esteja em um mundo à parte . Ora agindo para recontar votos, ora criando teorias contra a legitimidade da presidente reeleita, ora acenando para setores golpistas da sociedade. Chega. Passou da hora de assumir a derrota. Ganhar e perder são atos próprios da democracia — disse Humberto Costa.

"Vire a página", recomenda Humberto Costa
Para Costa, Aécio não "aceitou a derrota":— Desta vez não deu para derrotar o PT , senador! Paciência. Foi derrotado em Minas. Vire a página, abra um novo livro para a História do nosso país. É preciso deixar de lado esse comportamento pueril. Interlocutores do presidente do PSDB chegaram a afirmar que o tucano não iria "bater boca" com senadores, mas, indagado sobre a ação do PT , Aécio aproveitou para atacar Costa, lembrando o fato de este ter sido acusado de receber recursos do esquema de desvios da Petrobras.— Vi até uma declaração do líder do PT no Senado me fazendo acusações.

Em relação ao líder Humberto Costa, até relevo o momento difícil por qual ele passa, porque ele tem que dividir suas idas à tribuna em algumas delas acusar a oposição e em outras para se defender da acusação de ter sido beneficiário na sua eleição de recursos do esquema de corrupção da Petrobras — contra-atacou Aécio. O senador Linbergh Farias (PT-RJ) disse que o senador Aécio passou dos limites na entrevista.E que o tucano estimula movimentos golpistas.— Não aguento mais o senador Aécio falar que sofreu uma campanha sórdida. É hora de encerrar esse debate eleitoral. Tenta radicalizar porque está perdendo espaço dentro do PSDB. Talvez o último caminho dele seja gritar mais alto, ser o mais radical. Estão agindo como a velha UDN, como o velho Partido Republicano dos EUA — afirmou Linbergh.

Nenhum comentário: