quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pizza com macarrão

Enquanto isso...

• Às vésperas da entrega do relatório da CPI da Petrobras, Dilma sanciona lei que cria dia especial para massa

Washington Luiz – O Globo

BRASÍLIA - Conhecido como o lugar onde muita coisa acaba em pizza, o Congresso agora aprovou uma lei que institui o dia de outra massa: o macarrão. Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 13.050/2014 determina o dia 25 de outubro como o Dia do Macarrão. A nova lei foi publicada anteontem no Diário Oficial da União, apenas um dia antes de o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), apresentar o relatório final sem apontar políticos envolvidos no caso de corrupção. Para a oposição, mais uma "pizza" apresentada no Legislativo.

O projeto instituindo o Dia do Macarrão, criado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), levou dez anos para ser transformado em lei. A proposta foi apresentada em 2004. Somente em 2009, ela foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara e encaminhada para o Senado.

Na justificativa para apresentar o texto, Hauly afirmou que a intenção é "transformar essa data num verdadeiro compromisso de responsabilidade das empresas do setor para divulgar amplamente a importância do macarrão na cadeia alimentar". O deputado também lembrou que a data já é comemorada em outras partes do mundo, como Itália e Estados Unidos, e que no Brasil ela já era comemorada desde 1998, com o evento Macarrão Gourmet Fashion.

A aprovação de projetos que instituem datas comemorativas não precisa passar pelos plenários do Congresso, e são tradicionalmente sancionados pela presidente da República. Além do Dia do Macarrão, outras datas comemorativas inusitadas já foram aprovadas pelo Congresso. Entre elas, estão o Dia do Milho, a Semana do Feijão e Arroz e o Dia do Quilo, que foi sancionado em 2012 pela presidente. Só em 2009 foram aprovados na Câmara 60 projetos de lei instituindo datas comemorativas como o Dia do Tambor de Crioula, o Dia do Paisagista e o Dia do Frevo.

Na Câmara, a criação do Dia do Macarrão não passou despercebida.

- A presidenta Dilma sancionou uma lei, emanada desta Casa, que instituiu o Dia do Macarrão. É uma data em função de uma série de benevolências que produtores fazem em todo dia 25 de outubro. Bom, macarrão, em geral, costuma ser enrolado. Espero que a gente não tenha esse tipo de inspiração e, muito menos, que transitemos do macarrão para pizza. É o alerta - brincou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), durante discurso no plenário da Casa.

Nenhum comentário: