domingo, 14 de dezembro de 2014

Jornal britânico elege Marina Silva uma das 'mulheres do ano'



• 'Financial Times' diz que existem poucos políticos no Brasil com a mesma concepção moderna da ex-candidata

O Globo

Marina Silva é destaque da página da "FT Magazine" na web - Reprodução / Reprodução
RIO - Marina Silva, ex-candidata do PSB à Presidência da República, foi apontada uma das “mulheres de 2014” pelo jornal britânico “Financial Times”. A revista de fim de semana da publicação elogia a ex-ministra e a define como “franca, séria e idealista”. O texto diz que existem poucos políticos no Brasil com a mesma concepção moderna da terceira colocada nas eleições deste ano.

O “FT” diz que, enquanto seus rivais oferecem políticas populistas, os projetos de Marina têm uma visão mais completa para o futuro. Eduardo Gianetti, economista da equipe dela, foi ouvido e elogiou a ex-candidata. O jornal também dá especial atenção aos capítulos da humilde biografia da ex-seringueira do Acre e afirma que Marina superou o analfabetismo para disputar a Presidência.
"Sempre digo que eu era analfabeta até os 16 anos, mas já tinha um PhD na escola da vida", afirma ela.

A relação entre Marina e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também ganha espaço no texto. A Joe Leahy, editor-chefe do escritório brasileiro da publicação, ela explica seu rompimento com o PT dizendo que o partido é “refém” de setores retrógrados do Congresso. O texto ressalta os ataques sofridos pela candidata durante a disputa. No fim, o repórter sublinha que ela ficou “visivelmente angustiada” com a campanha agressiva dos adversários, mas que isso não diminuiu sua determinação em continuar na vida pública.

Marina aparece com destaque na capa da edição da "FT Weekend Magazine". Ela, que é a única brasileira da lista, foi escolhida na categoria de política. Outras dez mulheres, do esporte ao empreendedorismo, também foram selecionadas.

Nenhum comentário: