terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Bernardo Mello Franco - A governadora sumiu

- Folha de S. Paulo

"Ela deixou a bagunça para trás e sumiu. Vou tomar posse no escuro". O protesto é do futuro governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). Eleito com 64% dos votos, ele está preocupado com o buraco nas contas do Estado. Terá que esperar até o próximo dia 1º para descobrir o tamanho das dívidas. Sua antecessora, Roseana Sarney (PMDB), renunciou na semana passada para não dar posse ao rival.

"Vamos ter que trocar os trilhos e botar o trem para andar ao mesmo tempo", reclama Dino, um ex-juiz federal de 46 anos, que se elegeu com a promessa de dar fim ao reinado de cinco décadas da família Sarney.

O novo governador diz que já esperava uma transição difícil, mas está surpreso com a falta de informações básicas sobre o caixa estadual. Faltam números sobre contratos, repasses a prefeituras e pagamentos a funcionários terceirizados.

"Estão interrompendo os pagamentos na área da saúde, que não tem concurso público há cerca de 20 anos. A dívida com os precatórios está explodindo, e a gente não sabe o que vai ser quitado e o que vai ficar para o ano que vem", afirma Dino.

Pelo "Diário Oficial", a equipe do novo governo fica sabendo de medidas como a renovação de contratos que só venceriam em 2015. "É uma atitude pueril de sabotagem", reclama o próximo governador.

No discurso de despedida, Roseana disse que renunciou por motivos "estritamente pessoais, sem qualquer conotação de ordem política ou de qualquer outro interesse". Fez elogios à própria gestão e afirmou que o Maranhão "voltou a trilhar um novo caminho de crescimento", embora o Estado ainda tenha o segundo pior resultado do país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. "Saio com a certeza do dever cumprido", concluiu a ex-governadora.

Para Dino, a transição foi apenas um dos deveres que ficaram pelo caminho. "Eles achavam que o governo seria eterno e que esse momento nunca iria chegar", critica.

Nenhum comentário: