terça-feira, 25 de novembro de 2014

Temer afirma que ida de Kátia Abreu para Agricultura não está decidida

• Vice-presidente elogia senadora, mas diz que nomes do PMDB para o ministério só serão escolhidos em dezembro

Catarina Alencastro – O Globo

BRASÍLIA - O vice-presidente Michel Temer disse ontem que não está definida a ida da senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura, como tem sido aventado. Ele contou que conversou com a presidente Dilma Rousseff na semana passada sobre a participação do PMDB no segundo mandato, mas que só em meados de dezembro é que devem ser fechados nomes. Temer minimizou as críticas a Kátia nas redes sociais.

- Não há decisão a respeito disso. Pelo menos no tocante ao PMDB, tudo ficou para dezembro. Segundo ponto, seja quem seja (sic) indicado haverá os que criticam ou elogiam, as redes sociais são assim. (Kátia) É um bom nome no Senado, mas tudo isso será decidido lá na frente - disse o vice, especificando que entre 15 e 17 de dezembro deverá haver definições sobre indicações de quadros peemedebistas para compor a equipe de Dilma a partir de 2015.

Segundo Temer, a prioridade de Dilma agora é a equipe econômica:

- A presidente vai verificar esta semana se decide a questão da área econômica. E o restante fica para depois.

Atualmente, o PMDB conta com cinco ministérios na Esplanada - Minas e Energia (Edison Lobão), Turismo (Vinícius Lages), Agricultura (Neri Geller), Previdência (Garibaldi Alves) e Aviação Civil (Moreira Franco). Auxiliares de Dilma disseram que o espaço que o PMDB terá no segundo mandato também levará em conta o arranjo em torno das presidências da Câmara e do Senado.

As resistências a Kátia Abreu giram em torno de a ruralista ser novata na sigla. Ela trocou o PSD, de Kassab, pelo PMDB há um ano, e há senadores peemedebistas mais antigos que esperavam ser escolhidos. Além disso, a pasta da Agricultura é considerada feudo da bancada do PMDB na Câmara, que cobraria uma compensação, caso seja preterida.

Nenhum comentário: