sábado, 29 de novembro de 2014

Renato Andrade - Equilíbrio

- Folha de S. Paulo

O clima de Fla-Flu que impera no cenário político brasileiro nos últimos 20 anos tem impedido uma avaliação mais sóbria sobre os caminhos que o país precisa percorrer para atingir uma situação que equilibre o que é preciso ser feito com o que se deseja atingir.

PT e PSDB, os dois partidos que comandam a cena política federal desde 1994, têm enorme dificuldade em reconhecer os acertos de cada lado. Pelas regras vigentes, admitir que o "inimigo" fez algo relevante é praticamente uma confissão de derrota.

Como ninguém quer sair na rua com essa marca na testa, petistas e tucanos usam e abusam de um sistema binário para interpretar a realidade dos fatos para seus seguidores.

A economia brasileira, entretanto, é mais complexa. Há muito mais cinza entre o preto e o branco desenhado pelos porta-vozes dos dois partidos --irmãos-- que se odeiam.

Joaquim Levy, o ortodoxo, e Nelson Barbosa, o desenvolvimentista, tentaram mostrar na quinta-feira (27) que o cinza é possível e desejável.

As referências acadêmicas são distintas. Os currículos também. Ainda assim, os futuros ministros da Fazenda e do Planejamento chegaram ao Planalto com um discurso afinado.

Controlar receitas e despesas não é sinônimo de abandono dos programas sociais que ainda são fundamentais para calibrar a diferença entre os que vivem muito bem, obrigado, e a massa dos que sacodem diariamente em ônibus e trens.

O discurso econômico é, por vezes, exageradamente cifrado. Levy e Barbosa não diferem muito dos colegas de profissão. Mas há formas simples de entender o que passa pela cabeça dos chamados "formuladores".

Nenhuma família vive de poupança, muito menos só de gastos crescentes. Quem tem dívidas precisa juntar dinheiro para pagar o que deve. Quem pretende comprar uma casa, um carro ou mandar o filho para a faculdade, precisa economizar para fazer esse investimento. Não há solução mágica para essas questões.

Nenhum comentário: