sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Maria Cristina Fernandes - A ascensão do partido que faturou a classe C

• O PRB cresceu 262,5% e virou a 10ª bancada nacional e 3ª paulista

- Valor Econômico

Das dez maiores bancadas da Câmara dos Deputados, a do PRB foi a que mais cresceu desde a eleição de 2010. Na verdade, foi quase a única. De oito passou a 21 deputados, mais que o PDT e duas vezes o que têm PCdoB e PPS. Na bancada paulista, escapa de uma régua ainda mais seletiva. Quadruplicou a bancada, chegando a oito deputados e perdendo apenas para PSDB (14) e PT (10). Elegeu o mais votado deputado do país, Celso Russomanno, que puxou para a representação de São Paulo correligionários com votação de vereador.

Dos aliados que a presidente Dilma Rousseff herdou de seu antecessor, o PRB foi o único a escapar das listas do mensalão e daquelas que até agora já apareceram nas delações da Petrobras. São outras as teias do partido. Ocupa os espaços que lhe faculta a legislação eleitoral e partidária, vale-se de pastores da Universal e de apresentadores da Record. Se foi o PT que inventou a classe C, é o PRB que parece tirar proveito dela.

O advogado capixaba de 42 anos, Marcos Pereira, pastor da Universal dos 18 aos 23 anos, foi quem executou a estratégia de crescimento do PRB. Em frente a monitores simultâneos de TV (Record, Globo News, CNN e Justiça) em seu escritório de advocacia, um andar inteiro de prédio nos Jardins, o ex-dirigente da Record define seu empreendimento: "Duas coisas são importantes num partido, o número de eleitos na bancada federal, que define o tempo de TV, e o número total de votos, que dá acesso ao fundo partidário".

Queixa-se da inflação, diz que o partido ainda não tem opinião sobre o fator previdenciário e custa a explicar como reformaria a política que tem auferido tantos ganhos à sua legenda. A reforma que está aí, diz, interessa ao clube dos grandes, mas não necessariamente às bases, a começar pelo fim da coligação. Com autoridade de olheiro de puxador de voto, lembra que apenas 35 deputados foram eleitos com sua própria votação.

A única defesa clara é da unificação das eleições. Dá de ombros para as dificuldades de o eleitor escolher, de uma só vez, os ocupantes de sete cargos públicos. Difícil mesmo é a vida do político que, de dois em dois anos, tem que se voltar à empresa eleitoral. Não vê problemas na proliferação de legendas, a não ser para o presidente da Câmara, que tem que chamar uma a uma para a votação em plenário. Acha que os partidos pequenos não atrapalham em nada, cerceados que são por um regimento que lhes inibe o acesso a muitos recursos do Parlamento.

Acha que o PRB fez por onde manter um ministério. O atual, da Pesca, tinha como titular o senador Marcelo Crivella, que chegou ao segundo turno no Rio. Concorda com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, sobre um nome de fora do PT contra a candidatura Eduardo Cunha (PMDB) à Presidência da Câmara. Diz que não é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem vai arrumar o governo. "Tem que colocar um ministro que atenda aos partidos. Político quer falar com quem resolve. E não é Lula".

Rejeita a denominação de partido de aluguel a muitos dos seus antigos companheiros de baixo clero - "o aluguel nem é tão alto assim" - e diz que partido não é um negócio porque não é fácil criar um. Cita o Pros ("demorou cinco anos") e o SDD ("foi rápido porque tinha a Força Sindical"). Criados depois da eleição de 2010, ambos perderam parlamentares este ano. E o PRB não contou com a Igreja? "Sim, alguma ajuda teve".

Pereira não estava no PRB na sua criação. Começou a vida política por um nanico de raiz, o PTdoB. Depois foi para o PSB. Entrou para o partido do vice-presidente José Alencar, morto há três anos, em 2005. Ao assumir a presidência da sigla, em 2011, começou a viajar pelo Brasil para escolher presidentes estaduais.

Valendo-se de seus contatos da Record, atraiu dirigentes de retransmissoras e políticos que orbitavam em torno dos governos estaduais. Manteve-os todos na base de apoio de governadores que bancaram suas campanhas. "Entreguei a presidência e exigi que me fizesse um federal". Em muitos lugares, conseguiu. Dos oito Estados em que elegeu deputados em 2010, o partido alcançou representação federal em 14 Estados. Na maioria deles, os eleitos tiveram votação acima da média estadual. Quando se fala em Congresso mais conservador, a cota inclui o PRB.

O recordista deles, Celso Russomanno, voltará a se candidatar à Prefeitura de São Paulo. Aliado ao governador Geraldo Alckmin, que lhe entregou a secretaria que cuida da reabilitação de dependentes químicos, o PRB ameaça os espaços tanto do PSDB quanto do PT na capital.

O partido pretende convidar acadêmicos para elaborar seu programa de governo e evitar ciladas como as que precipitaram sua derrota em 2012. Hoje o paladino do consumidor faz queixas demais às ciclovias e de menos à Sabesp. Há quem atribua a acachapante derrota do PT em São Paulo em 2014 à zanga do eleitor com o Estado redistributivo, mas dois anos atrás foi na rota inversa que Russomano se estrepou. Perdeu a periferia ao propor que o paulistano, recém agraciado com o bilhete único, pagasse pela quilometragem usada no trajeto do ônibus. Depois de fulminante ascensão em redutos petistas, mostrou os limites, numa disputa majoritária, de um empreendimento cujo horizonte de poder é faturar a classe C.

Nenhum comentário: