terça-feira, 25 de novembro de 2014

Duas pastas devem ir para ala esquerda do PT

César Felício – Valor Econômico

BRASÍLIA - A Democracia Socialista (DS), principal corrente de esquerda do PT, terá dois postos no primeiro escalão do governo, após a reforma ministerial, segundo informou um dirigente nacional da sigla. Um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff pela reeleição, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto deverá assumir a Secretaria Geral da Presidência, no lugar do atual ministro Gilberto Carvalho.

Rossetto fará a interlocução com os movimentos sociais. A corrente manterá o ministério que era ocupado por Rossetto, para onde deverá ser nomeado o atual presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mário Guedes de Guedes, economista gaúcho. A DS controla a pasta desde o início do governo Lula, em 2003.

A tendência interna está perdendo espaço no ministério da Fazenda, com a iminente substituição do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que deverá deixar o cargo após a saída do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A ocupação de dois cargos de primeiro escalão serve de compensação e diminui a resistência interna no PT à nova equipe econômica que está sendo montada pela presidente.

A anunciada substituição de Mantega pelo ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy, ainda não oficializada, irritou o PT gaúcho. Neste fim de semana, a seção local do partido fez uma reunião, com a presença do governador Tarso Genro, em fim de mandato, e divulgou um documento em que pede a continuidade da atual política econômica.

"A visão ortodoxa da economia, baseada em ajuste fiscal, foi derrotada na eleição presidencial e a atual equipe econômica, da qual Arno Augustin é um integrante capaz e honrado, representa a posição vitoriosa", disse o deputado estadual Raul Pont, um dos coordenadores da Democracia Socialista.

Rossetto foi vice-governador do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2002, época em que Dilma era a secretária estadual de Energia na administração de Olivio Dutra. Ao assumir a Presidência, Lula nomeou Rossetto para a pasta do Desenvolvimento Agrário e Dilma para a da Minas e Energia. Rossetto se desincompatibilizou em 2006, para disputar sem sucesso o Senado gaúcho. Voltou a Brasília no ano seguinte para presidir a Petrobras Biocombustível e retornou ao ministério, com a desincompatibilização de Pepe Vargas.

Guedes de Guedes é um quadro técnico, com longa carreira no Incra, que preside desde 2012. Com 43 anos, é economista formado pela UFRGS. Assumiu em um ambiente de crise, em que seu antecessor, Celso Lacerda, se indispôs com o MST e com o Ministério Público, sobretudo pelo avanço do desmatamento nas áreas de assentamentos rurais. No governo Lula, o órgão estava fora do controle da Democracia Socialista.

Nenhum comentário: