sexta-feira, 24 de outubro de 2014

SNI via em Aécio um moderado de esquerda

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Um jovem político mineiro que flerta com tendências de esquerda, mas não se confunde com os grupos armados que resistiram à ditadura e prefere trilhar a crítica moderada ao governo. Essa é a imagem que emerge de documentos do sistema de espionagem da ditadura sobre o presidenciável Aécio Neves (PSDB).

A Folha localizou 162 conjuntos de papéis no Arquivo Nacional em que ele é citado. Para o SNI (Serviço Nacional de Informações) e o Cisa (Centro de Informações da Aeronáutica), Aécio Neves era o "Aecinho" ou, na maior parte das vezes, o neto de Tancredo Neves (1910-1985).

Aécio quase sempre é citado em análises genéricas sobre votações na Câmara (foi eleito deputado pela 1ª vez em 1986), conjunturas do PMDB ou da política em Minas.

Em 1984 o SNI registrou, sobre a inauguração do "Comitê Jovem Pró-Tancredo Neves", que a coordenação nacional dos comitês que ainda seriam inaugurados em outros Estados estava a cargo de "Aécio Neves da Cunha".

Outro registro de 1984 sobre a "atuação de grupos no campo político contrários ao regime constituído", diz que houve um debate organizado pelo PMDB Jovem. Aécio compôs a mesa que conduziu os pronunciamentos, "nos quais predominaram críticas à revolução de 1964".

Essas movimentações antecederam o pleito indireto de 1985, no qual Tancredo foi eleito.

A relativa pouca atenção dada a Aécio tem, de um lado, relação com sua idade. Quando o golpe ocorreu, ele mal havia completado quatro anos. E em 1983, quando começou sua trajetória pública, como secretário do avô, a ditadura vivia seus estertores.

Outra possível razão é que Aécio não era visto como um elemento perigoso à ordem.

Num papel de 1985, os agentes dizem não haver registros sobre ele no campo ideológico. E mesmo quando ele participou do 12º Festival Mundial da Juventude, em Moscou, os agentes viram não uma aproximação com comunistas, mas um sinal de que o evento atingia universo ideológico "bem diversificado".

Como resume outro documento sobre o "perfil da constituinte", Aécio parecia ser, aos olhos do declinante regime, influenciado "pelo testamento liberal de Tancredo e pelas teses da esquerda moderada mineira".

Nenhum comentário: