sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pesquisas mostram que tudo pode acontecer

• Novas pesquisas confirmam favoritismo da presidenta Dilma e fortalecimento de Aécio

Edla Lula, Paulo Henrique de Noronha – Brasil Econômico

Novas pesquisas de intenção de votos do Ibope e do Datafolha, divulgadas ontem à noite, confirmaram o favoritismo da presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Porém, as duas pesquisas mostram que a eleição de domingo está bastante indefinida e pode trazer algumas surpresas — como, por exemplo, Aécio Neves (PSDB) ultrapassar Marina Silva (PSB) e disputar o segundo turno contra Dilma.A vantagem de Marina sobre Aécio vem diminuindo gradativamente a cada pesquisa nos dois institutos — principalmente pela queda nas intenções de voto na ambientalista. Em 18 de setembro, Marina tinha 13 pontos percentuais de vantagem sobre Aécio, segundo o Datafolha. Nos números do Ibope, em 15 de setembro o tucano estava 11 pontos atrás da ex-ministra do Meio Ambiente.

Pelas pesquisas divulgadas ontem, e realizadas nos últimos dias de setembro e início de outubro, Marina tem apenas 5 pontos de vantagem sobre Aécio, segundo o Ibope, e menos ainda, 3 pontos, de acordo com o Datafolha. Como nas duas pesquisas a margem de erro é de 2 pontos (para cima ou para baixo), Marina e Aécio estão em empate técnico, segundo o Datafolha, e quase empatados, pelo Ibope. De acordo com o professor e cientista político João Paulo Peixoto, da UNB, esse acirramento da disputa entre Aécio e Marina era previsível, pois as pesquisas já apontavamo crescimento paulatino do tucano nas últimas semanas: "A estrutura partidária do Aécio é mais forte, já era uma tendência esperada que ele fosse para o segundo turno.

O desgaste que Marina vem sofrendo não a favorecem", analisa. Outro indicador da pesquisa do Ibope é a possibilidade de uma vitória petista já no primeiro turno.Com os números divulgados ontem, Dilma teria alcançado 47% dos votos válidos (que excluem os brancos, nulos e indecisos). Para ganhar em primeiro turno, a presidenta precisaria de 50% mais 1 dos votos válidos. Na pesquisa anterior do Ibope, estava com45%. Porém, pela pesquisa do Datafolha, Dilma permanece com 45% dos votos válidos, mais distante da vitória em primeiro turno. Para o segundo turno, os dois institutos de pesquisas mostram que se mantém o favoritismo de Dilma, tanto contra Marina, quanto contra Aécio.

De acordo com o Ibope, Dilma ampliou a vantagem das intenções de votos contra Marina: tinha 4 pontos na pesquisa anterior, realizada no início da semana, e agora conta com 7 pontos. Contra Aécio, Dilma também ampliou vantagem: de 10 para 13 pontos percentuais. Nas contas do Datafolha, a vantagem de Dilma teria se reduzido, mas a petista ainda ganha. Na pesquisa realizada no início da semana, Dilma venceria Marina com 8 pontos de vantagem no segundo turno, e agora por apenas 7 pontos. Contra Aécio, a distância caiu de 9 para 7 pontos. Nos dois casos, Aécio e Marina não cresceram, mas Dilma perdeu 1 ponto, pelo Datafolha, e 2 pelo Ibope. Coordenador da campanha de Aécio, José Agripino (DEM) comemorou: "às vésperas da eleição, depois que se estabelece a tendência, é muito difícil mudar".

Nenhum comentário: