terça-feira, 14 de outubro de 2014

Pela Unidade das Oposições – Manifesto dos Intelectuais

José Álvaro Moisés - O Estado de S. Paulo

Algumas pessoas, supostos analistas inclusive, não perceberam que o mais importante da recente manifestação de apoio de Marina Silva a Aécio Neves é o fato dessa aliança se basear numa discussão pública e transparente, sobre pontos programáticos, e não apenas sobre acordos quanto à distribuição de cargos e benesses políticas.

Afora isso, essa é a primeira vez que setores da esquerda democrática se unem em torno da defesa do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável, dois aspectos fundamentais para melhorar a qualidade da democracia brasileira e, em especial, criar condições mais efetivas para a distribuição de renda.

Talvez assim possamos superar o estágio em que políticas sociais são vistas apenas como transferência de renda para os mais pobres (ainda que seja discutível se dar R$ 70 por mês a família carentes seja realmente uma transferência de renda). Políticas sociais efetivas implicam em criar oportunidades reais de as pessoas estudarem e se qualificarem para se emancipar de sua dependência dos outros, inclusive das políticas de Estado que, muitas vezes, criam relações de clientelismo.

Neste link do site do Manifesto estão as assinaturas em constante atualização:

Nenhum comentário: