terça-feira, 7 de outubro de 2014

Manifesto une intelectuais pró-Marina e pró-Aécio

• Documento foi produzido antes do resultado do primeiro turno

Thiago Herdy – O Globo

SÃO PAULO - Antes mesmo do resultado das urnas, intelectuais ligados aos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) assinaram um manifesto de apoio mútuo num eventual segundo turno, em nome da "unidade das oposições". A ação foi articulada por dois professores da USP: o economista José Eli da Veiga, do Instituto de Energia e Meio Ambiente e apoiador de Marina, e o cientista político José Álvaro Moisés, simpático a Aécio. Cerca de 200 apoiadores dos dois candidatos aderiram ao manifesto, que teve versão ampliada após a decisão de domingo.— A versão inicial trazia os nomes de Aécio e Marina. Assinaram todos que estavam dispostos apoiá-los, não importa qual fosse o resultado —explicou Veiga.

Defensor da candidatura de Marina em 2010 e também este ano, o economista citou mudanças no cenário político atual e o de quatro anos atrás, que teria motivado sua decisão:— Em 2010, Serra e Dilma ficaram fazendo uma competição para ver quem era mais carola. Além disso, o governo Lula tinha sido bom. Se a neutralidade facilitava a eleição de Dilma, não me parecia, naquela ocasião, uma coisa ruim o PT vencer . Agora é diferente. Dilma desarrumou a casa, deu tudo errado — afirmou Veiga, reclamando da desvalorização da política de produção de etanol e dos critérios para empréstimos do BNDES. Assinam também o manifesto artistas e lideranças de organizações da sociedade civil. Entre eles estão o cientista político Francisco Weffort, o historiador Bóris Fausto, do Instituto FHC, e o poeta Antonio Cícero.

Ainda aderiram ao documento aliados de Marina, como a socióloga Maristela Bernardo e o filósofo José Arthur Gianotti. Ex-tucano, o filósofo vinha criticando o PSDB nos últimos dias, por considerar que o partido não teria conseguido se articular como oposição aos governos do PT . Embora considere "natural"o apoio de outros auxiliares importantes de Marina, como Walter Feldman e Ricardo Young, Veiga disse acreditar ser difícil convencer integrantes da Rede a apoiar Aécio.— Tem uma garotada que,provavelmente, vai estar pelo voto nulo, eles são mais PSOL do que qualquer outra coisa —disse. No texto , os apoiadores afirmam apoiar Aécio "porque a sociedade quer mudanças" e "para dar um basta à convivência com a corrupção e retrocessos".

Nenhum comentário: