sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ibope: Dilma Rousseff abre oito pontos de vantagem sobre Aécio Neves

• Petista está com 49%, contra 41% do tucano; pela primeira vez no 2º turno, candidata à reeleição aparece à frente do senador

- O GLOBO

SÃO PAULO — Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira mostra Dilma Rousseff (PT) na liderança da corrida eleitoral no segundo turno contra Aécio Neves (PSDB). A petista cresceu seis pontos em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira da semana passada, e tem agora 49% das intenções de voto. Já o tucano caiu quatro pontos e aparece com 41%.

Outros 3% dos eleitores afirmam que ainda não sabem em quem votar no próximo domingo, e 7 % declaram que pretendem votar em branco ou anular. Se forem considerados apenas os votos válidos, Dilma tem 54% e Aécio, 46%.

No último levantamento do Ibope, realizado entre os dias 12 e 14 de outubro, Aécio aparecia à frente de Dilma com 45% das intenções de voto contra 43%, respectivamente. Se considerarmos apenas os válidos, a pesquisa indicava uma leva Aécio numericamente à frente de Dilma, com 51% ante os 49% da petista.

Esta é a terceira pesquisa divulgada nesta semana que mostra a recuperação de Dilma Rousseff na reta final do segundo turno. Na primeira pesquisa divulgada segunda-feira pelo Datafolha, a petista tinha 46% das intenções de voto contra 43% do tucano.

Um dia depois, a presidente oscilou um ponto, chegando a 47%, e Aécio se manteve estável. Considerando somente os votos válidos, os índices dos candidatos e a distância entre eles permaneciam iguais: Dilma tem 52%, ante 48% de Aécio, o que na prática configurava um empate técnico.

Nenhum comentário: