segunda-feira, 6 de outubro de 2014

FHC pedirá apoio do PSB no 2º turno

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, BELO HORIZONTE - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que vai procurar pessoalmente a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, para pedir apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno.

"Espero o apoio de Marina. O adversário principal neste momento é o PT, representado por Dilma Rousseff (PT). Está na hora de dar uma virada no Brasil", afirmou FHC, logo após votar em um colégio de São Paulo, na manhã deste domingo.

Ele também irá procurar as principais lideranças do PSB.

Na visão do ex-presidente, os eleitores de Marina tendem a se juntar aos de Aécio, "como ocorreria no caso oposto [se a candidata fosse para o segundo turno] porque sabem que é preciso mudar".

Já no primeiro discurso após o resultado, Aécio deixou clara a sua principal preocupação: o temor de desmobilização do tucanato em alguns dos principais colégios eleitorais do país.

"Nós estamos apenas na metade da travessia. Portanto, não vamos nos dispersar", disse, parafraseando seu avô, Tancredo Neves.

Outro desafio do tucano será reverter o resultado que obteve no primeiro turno em Minas Gerais, seu reduto eleitoral. Ele ficou atrás da presidente Dilma Rousseff (PT) no Estado e viu seu candidato ao governo, Pimenta da Veiga (PSDB), ser derrotado pelo petista Fernando Pimentel.

Aécio não definiu ainda onde lançará sua campanha no segundo turno. Há expectativa de que ele faça um ato em Pernambuco, terra do ex-governador Eduardo Campos, e onde Marina Silva ficou em primeiro lugar na eleição presidencial.

Nenhum comentário: