segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Fernando Henrique diz que vai buscar apoio de Marina a Aécio

• Ex-presidente cobra coerência e afirma que PT é adversário comum

Ronaldo D"Ercole – O Globo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que espera ter o apoio de Marina Silva (PSB) à candidatura de Aécio Neves (PSDB) na disputa do segundo turno da eleição contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Para Fernando Henrique, a adesão de Marina à campanha tucana é uma questão de coerência.

- As pessoas têm de ter coerência, você não pode deixar de ver quem é o adversário principal. E o adversário principal neste momento é o PT, representado pela presidente Dilma Rousseff - afirmou o ex-presidente, pouco antes de votar, no final da manhã.

"Aécio mostrou perseverança"
Fernando Henrique disse que até aquele momento não havia conversado com a candidata do PSB - "porque não era o momento" -, mas que, uma vez confirmada a passagem de Aécio ao 2º turno, procuraria Marina. Mesmo porque, lembrou, ele próprio já vinha defendendo uma coalizão das duas candidaturas num eventual segundo turno contra Dilma.

- Eu disse isso há muito tempo, claro que tem de saber em que momento. Neste momento (ontem pela manhã), nem se discute o assunto. Mas, o Aécio ganhando, a Marina tem de vir para o nosso lado. Eu não tenho dúvida, antes de qualquer liderança, o eleitorado vai se unir - disse ele, acrescentando: - É preciso também falar com o PSB, não só com a Marina.

Indagado se manteria a posição caso Marina fosse ao segundo turno, Fernando Henrique disse que sim. Para o ex-presidente, o fato de Aécio ter conseguido reagir, depois de ter perdido muito espaço com a ascensão de Marina Silva em agosto, após a morte de Eduardo Campos, é algo que o fortalece para a disputa do segundo turno.

- E muito. Ninguém vence na véspera, é no dia. E eu senti isso na pele, perdi para o Jânio (Quadros, na disputa pela prefeitura de São Paulo) apesar de todas as pesquisas. E o Aécio mostrou perseverança, isso ficou visível no debate, (mostrou) que ele domina os temas - disse ele: - Minha expectativa é a melhor possível, porque segundo turno é uma nova eleição, e acho que está na hora de a gente dar uma virada no Brasil.

Ao indicar a presidente Dilma e o PT como os adversários a serem vencidos, Fernando Henrique listou equívocos do governo. Particularmente os erros na economia, que devem afetar as políticas sociais, tão caras ao governo.

- Quem vai sofrer é o povo. E, diferentemente do que diz a propaganda (do PT), nós (a oposição) é que podemos garantir a continuidade das políticas sociais, porque sabemos como mexer na economia para o país continuar crescendo.

Já em tom de campanha, ele citou a Petrobras e atacou a forma de administrar do PT, "nomeando só partidários e permitindo que haja o que houve, essa roubalheira".

Nenhum comentário: