domingo, 12 de outubro de 2014

Elio Gaspari: Uma agenda fora de foco

• Temas do século 21 travaram as discussões relevantes que sobraram do século 20, e até um restinho do 19

- O Globo

Serão necessários alguns meses para uma melhor análise da eleição parlamentar da semana passada. Mesmo assim, pode-se arriscar o palpite de que, enquanto discutem-se questões do século 21 naquele que seria um Brasil moderno como a Holanda, o eleitorado foi noutra direção, aparentemente conservadora, mas apenas latino-americana.

O deputado mais votado em São Paulo foi Celso Russomanno (PRB, com 1,5 milhão de votos). No Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (PP, com 464 mil votos). No Paraná, Christiane Yared (PTN, 200 mil votos). No Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Heinze (PP, 162 mil votos). Em Brasília, o coronel da PM Alberto Fraga (DEM, 155 mil votos). Salvo Yared, que não se definiu em relação ao tema, todos condenam o casamento de homossexuais. Bolsonaro e Fraga não são apenas conservadores, refletem um autoritarismo que vem de outras cepas. O rótulo, contudo é curto para Russomanno. Yared, por exemplo, notabilizou-se lutando pelas vítimas do trânsito. Seu filho foi morto por um motorista.

Um recuo de Marina Silva em relação à união civil de homossexuais tisnou-lhe o encanto da "nova política". Num país em que os principais candidatos a presidente fogem da discussão sobre o direito das mulheres de abortar (um tema do século 20), fica-se com a impressão de que a legalização da maconha e o reconhecimento dos direitos dos homossexuais estão no topo da agenda nacional. A demarcação das terras indígenas é sem dúvida um tema relevante, mas aceita-se com certa naturalidade que nas terras da periferia das grandes cidades a polícia mate um cidadão e diga que ele era um "suspeito". A agenda holandesa num país latino-americano provoca uma dissonância: discute-se uma coisa, e o eleitor vota em outra.

No Brasil latino-americano o cidadão paga impostos e não tem saúde pública. Compra o plano privado, não consegue marcar um procedimento contratado, e o Congresso aprova uma anistia para as multas aplicadas às operadoras. (Felizmente a doutora Dilma vetou esse mimo.) As pessoas morrem no trânsito, e o ministro da Fazenda tenta aliviar a exigência legal de colocação de airbags no carros novos. Fecha-se a maior faculdade de medicina privada do país e ninguém pergunta como a Gama Filho tornou-se um descalabro. Um bandido mata um pai de família, é posto em liberdade, mata outro, e do Judiciário ouve-se que a lei foi cumprida.

Pode-se flertar com uma explicação fácil: Russomanno teve o apoio da Igreja Universal, Yared e Heinze são evangélicos. A bancada dessa denominação cristã cresceu 14%, chegando a 70 deputados, empatando com a do PT. Quem olha para o Templo de Salomão, em São Paulo, e vê nele um monumento à manipulação da fé do andar de baixo, converte ignorância em demofobia. (Frequentemente, são pessoas que dão preferência a evangélicos quando contratam empregados para trabalhar em suas casas.) Há dois anos, Celso Russomanno parecia uma barbada na eleição para a Prefeitura de São Paulo. Tem um programa de televisão no qual defende os direitos dos consumidores. Propôs uma tarifa diferenciada para os ônibus (quanto mais tempo o sujeito ficasse no engarrafamento, maior a tarifa). Perdeu 270 mil votos em duas semanas e não chegou ao segundo turno.

Atribuir grandes votações à ingenuidade popular livra a pessoa da necessidade de perceber que sua agenda não é a do povo. O Brasil Maravilha não existe, e a eleição de domingo passado mostrou isso num simples episódio. Em 2006 esse Brasil do futuro entrou na era espacial quando o tenente-coronel Marcos Pontes, da FAB, passou nove dias na órbita da Terra a bordo da nave russa Soyuz. Voltou, foi para a reserva e candidatou-se a deputado federal em São Paulo. Afinal, John Glenn, o primeiro americano a entrar em órbita, elegeu-se senador. O "Astronauta Marcos Pontes", número 4.077 pelo PSB, não se elegeu. Por quê? Porque o Brasil não tem programa espacial, e o povo sabe disso.

Saudades do Joaquim
De um sábio que conhece as coisas da vida e do Supremo Tribunal: "Com o Teori Zavascki como relator do processo onde estão o amigo Paulinho' e Alberto Youssef, eles vão sentir saudades do Joaquim Barbosa".

Madame Natasha
Madame Natasha soube que a Controladoria-Geral da União está de olho num acordo de R$ 4 milhões assinado pelo Ministério da Cultura com a Fiocruz, instituição que foi a joia da coroa da saúde pública nacional. Natasha não entende de contratos, seu negócio é o idioma.

A senhora foi à proposta da iniciativa, assinada pelos comissários Paulo Gadelha e Marta Suplicy, e aprendeu que o objetivo do programa era o seguinte: "Apoiar a ampliação à sustentabilidade de ações integradas da Cultura, Saúde e inclusão produtiva que promovam e melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento do cidadão brasileiro como sujeito de direitos".

Natasha acredita que os comissários quiseram dizer nada, nada disseram e o programa destinava-se a coisa nenhuma.

Gangorra
Há algumas semanas Aécio Neves chegou a uma capital e foi recebido pelo governador, seu correligionário. Ele contou-lhe que não poderia acompanhá-lo pelo resto do dia porque devia ir ao encontro de Marina Silva.

Contas
Depois do primeiro turno o tucanato concluiu que precisava capturar dois terços dos votos de Marina Silva. Pela primeira pesquisa do Datafolha, deu. Pelo Ibope, faltam dois pontos percentuais.

Briga
Se o comissariado de Brasília continuar atirando no PT de São Paulo, o desempenho do partido no segundo turno conseguirá piorar no Estado.

O dilema de Marina
Um dos ataques mais certeiros feitos contra Marina Silva foi o de que sua neutralidade na eleição de 2010 ajudou a eleger Dilma Rousseff. Doeu, mas era verdade. Só ela sabe até que ponto acha que Aécio Neves e Dilma Rousseff são farinha do mesmo saco ou, na melhor das hipóteses, têm propostas com as quais não quer se associar.

Recordar é viver. Em 1985 Marina era uma jovem militante de esquerda no Acre e estava com um pé no Partido dos Trabalhadores. No dia 15 de janeiro, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral instituído pela ditadura. Três deputados petistas (Bete Mendes, Airton Soares e José Eudes) votaram nele. Os cinco outros, entre os quais Eduardo Suplicy, José Genoino e Luis Dulci, seguiram a orientação do partido e ausentaram-se. Todos, inclusive Lula, achavam que eram socialistas. Bete, Airton e Eudes foram afastados do PT.

Até hoje os petistas explicam essa posição. Argumentam que a questão era doutrinária e seus votos não fariam diferença. De fato, Tancredo derrotou Paulo Maluf por 300 votos de diferença. E se fizessem?

Nenhum comentário: